Pesquisadora francesa Annie Thébaud-Mony recusa ser condecorada com o “Legion d’Honneur” e denuncia à Ministra da Habitação omissão quanto ao amianto

Annie Thebaud-Mony, diretora de pesquisas do Instituto Nacional da Saúde e Pesquisas Médicas da França, faz palestra sobre "Os perigos do Asbestos e as Lutas por todo o Mundo", na Índia, em 2011

AFP – Uma pesquisadora de ponta e ativista em questões de saúde na indústria recusou a maior honraria da França em protesto contra a omissão oficial sobre o que ela descreveu como “crimes industriais”. Annie Thébaud-Mony, diretora de pesquisas do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França, recusou o “Legion d’Honneur”, em uma carta à ministra da Habitação, Cecile Duflot.

Thébaud-Mony tem livros premiados sobre a saúde na indústria e é porta-voz da Ban Asbestos France.

Na sua carta, ela diz que quer “desafiar a impunidade que até agora tem protegido aqueles que realizam crimes industriais”. Thébaud-Mony afirma que a atual crise econômica está eclipsando questões relativas à saúde dos trabalhadores e do meio ambiente.

“Minha atitude é uma chamada para que tanto os cidadãos quanto o parlamento ajam, em respeito aos direitos básicos à vida, saúde e dignidade”, escreveu ela na carta à Ministra, datada de 31 de julho.

“Queremos ser levados a sério quando expomos a deterioração das condições de trabalho, o drama dos acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais”, acrescentou.

Ela denunciou o que considera um debate equivocado sobre os níveis de segurança de determinadas substâncias tóxicas: “Os funcionários públicos têm que tomar posição contra a ameaça que estas substâncias representam e, se necessário, tomar medidas legais contra os infratores”.

Thébaud-Mony disse que sua própria carreira sofreu durante anos por causa de seu trabalho. E pediu ao governo que garanta os empregos de jovens investigadores que trabalham no campo da saúde industrial, em especial os que investigam materiais cancerígenos nos locais de trabalho.

http://www.france24.com/en/20120805-top-researcher-snubs-french-honour-over-industrial-crimes. Enviada por Fernanda Giannasi.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.