UFRGS decide pela permanência de cotas raciais e sociais em 30%

Da Redação

O Conselho Universitário da UFRGS manteve no mesmo patamar a política de cotas raciais e sociais da universidade. A decisão ocorreu durante a reunião desta sexta-feira (3), que avaliou a chamada Política de Ações Afirmativas. Com isso, a reserva de vagas para negros que estudaram em escolas públicas e para estudantes de escolas públicas em geral permanece em 15% para cada categoria. As atuais regras são prorrogadas por mais 10 anos, valendo pelo menos até 2022.

Em 2007, quando a política de cotas foi instituída pelo governo federal, havia a previsão de que o Conselho Universitário da UFRGS reavaliaria a medida em 2012, podendo modificá-la ou não. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) chegou a ocupar a Reitoria na quinta-feira (2) para pressionar pela ampliação das cotas para até 50% no total. Os estudantes também defendem que sejam excluídos da reserva de vagas os alunos dos colégios militares, que não estão subordinados ao Ministério da Educação (MEC) e cujo ingresso não é universal.

O reitor da UFRGS  Carlos Alexandre Netto disse que a reunião do Conselho Universitário demonstra um avanço em relação ao debate realizado em 2007. “O nível das discussões realizadas assinala o quanto a Política de Ações Afirmativas é positiva. Hoje se percebe que há um consenso em favor da reserva de vagas na Universidade, que não havia cinco anos atrás”

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFRGS. 

http://sul21.com.br/jornal/2012/08/ufrgs-decide-pela-permanencia-de-cotas-raciais-e-sociais-em-30/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.