URGENTE: Favor ver retificação à informação “Alexandre Anderson e família são atacados a tiros, no caminho para Mauá”

Há cerca de duas horas e meia publicamos a notícia abaixo, dando conta de que Alexandre Anderson e sua família haviam sido atacados a tiros. Tentei falar com Alexandre, para confirmar, mas ele não respondia, o que tornava plausível a informação de que todos estivessem fora do Rio. Publiquei, pois.

A situação continua bastante confusa, mas há algumas certezas a serem socializadas: (1) a informação do ataque a tiros, hoje, é falsa; (2) há entretanto, uma grave situação de ameaça não só a Alexandre como a toda a Diretoria da AHOMAR; (3) a gravidade inequívoca das ameaças levou inclusive (e esta é uma informação enviada pelo próprio Alexandre, por e-mail) à decisão de retirar toda a Diretoria da sede da AHOMAR, levando-os para local menos vulnerável e conhecido; (4) a Justiça Global está, neste momento, passando a centralizar as informações, através de Andressa Caldas, de forma a evitar que notícias conflitantes continuem a circular, atrapalhando em lugar de permitir o necessário apoio a Alexandre e seus/suas companheir@s; (5) é importante deixar claro, entretanto, que tod@s consideramos a situação como de extrema gravidade.

Tania Pacheco.

—-

ABAIXO, MANTENHO A NOTÍCIA ANTERIORMENTE VEICULADA:

Alexandre Anderson e família são atacados a tiros, no caminho para Mauá

Por Thiago Fidélis*

Apesar de 500 pessoas no auditório, 4 assassinatos, 2 pescadores desaparecidos e 4000 famílias sem peixe, nem uma linha nos grandes jornais sobre a Audiência Pública da Pesca ou sobre a manifestação dos pescadores da AHOMAR. Depois do grande barulho, porém, não tardaram as represálias: o presidente da Associação, Alexandre Anderson, recebeu novas ameças de morte, e desta vez nem a proteção policial foi suficiente. Ele e a família foram atacados a tiros na estrada que leva à Praia de Mauá. Neste momento, eles estão fora do Rio de Janeiro.

Ainda temos, porém, centenas de pescadores sem a mesma proteção, o que nos deixa muito preocupados. Precisamos compartilhar esta mensagem para que mais pessoas fiquem sabendo da situação dos homens do mar, e para exigir das autoridades uma investigação séria. A situação é cada vez mais tensa e perigosa.

*Assessor de Comunicação na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.