Anita Garibaldi, heroína da pátria

Alegoria da Revolução – Anita Garibaldi, óleo sobre papel sobre cartão, Johann Moritz Rugendas, 1846-48

Catarinense entra para lista de personagens que o Estado brasileiro reconhece oficialmente como heróis da nossa história

por Graziella Beting

Ela lutou pela República durante a Guerra dos Farrapos, no sul do Brasil, contra a ditadura no Uruguai e pela independência da Itália. Anita Garibaldi (1821-1849), catarinense de Laguna, ganhou a alcunha de “heroína dos dois mundos” e agora foi oficialmente reconhecida pelo Estado brasileiro pela dedicação com a qual batalhou pela nação. O nome de Anita faz parte, desde maio, do “Livro dos heróis da pátria”.

Chamado também de “Livro de aço”, conservado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na praça dos Três Poderes, em Brasília, o volume registra, “perpetuamente”, o nome de brasileiros tidos como heróis da nação. A distinção é feita por meio de edição de lei, publicada no Diário Oficial da União.

Outro homenageado este ano foi o padre Roberto Landell de Moura, o brasileiro que realizou, no final do século XIX, as primeiras transmissões de rádio sem fio. Criada em 2007, a lista conta com heróis como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Zumbi dos Palmares, marechal Deodoro da Fonseca, D. Pedro I, duque de Caxias, Santos Dumont, José Bonifácio de Andrada e Silva, Heitor Villa-Lobos, José Hipólito da Costa, Getúlio Vargas, Chico Mendes e Anna Nery, entre outros.

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/anita_garibaldi_heroina_da_patria.html#.UBnOZIA4xyA.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.