SP – I Mostra das Rosas: Feminismo em foco

A ideia em realizar uma Mostra Cultural de cunho Feminino/Feminista vem da própria vivência das organizadoras, a partir de suas militâncias e experiências pessoais, onde percebemos o papel da mulher em uma relação dialética: ao mesmo tempo em que protagoniza suas ações e é politicamente ativa, é também oprimida pelos valores e ações machistas, os quais estão, ainda, profundamente arraigados em nosso meio social.

Esta Mostra contemplada pelo programa de incentivo da Prefeitura Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), pretende levar ao Centro Cultural Monte Azul uma programação que sensibilize o público para potência da mulher dentro da sociedade, como sujeito ativo no campo cultural e político. Assim, é nossa expectativa que temas ricos sobre a mulher sejam levantados ao debate, tal qual a questão da violência, corpo e outras vivências do meio feminino, assim como reflexões sobre as várias possibilidades de lutas das mulheres.

A agenda do evento vai contar com uma programação plural no que diz respeito às manifestações artísticas: teatro, dança, cinema, grafite, entre outras, trazendo, sempre que possível, debate sobre os temas abordados nas manifestações. Dessa forma, para atingir os nossos objetivos, ressaltamos que há a intenção de que o público interaja e perceba a importância feminina em todos os campos da vida social. Por isso, a Mostra não contará apenas com apresentações em que o público se restringe a assistir, mas com oficinas e, como já citado, com debate sobre os assuntos.

O evento irá se realizar nos dois últimos fins de semana de agosto (quinta-feira a domingo) e receberá todo público interessado em arte, cultura e, principalmente, disposto à discussão sobre as demandas das mulheres.

Locais de realização

A Mostra será realizada, principalmente, no Centro Cultural da Associação Comunitária Monte Azul, localizado no Jardim São Luiz, periferia sul de São Paulo. Inaugurado em 1991 o espaço que conta com cerca 150 lugares, é um dos principais pólos de irradiação cultural da região e por muitos anos foi o único focado em arte do entorno. Com boa estrutura cênica, está sempre aberto a novas propostas e agregadores que levem diferentes perspectivas para o público frequentador.

Teremos também atividades no Sarau da Vila Fundão no Capão Redondo, também na zona sul paulista. O Sarau é parte da Luta Popular, movimento que atua com intervenções politico-culturais nas periferias de São Paulo. Propõe debates e ações semanalmente, às quintas feiras, com coletivos de diversas frentes artísticas: Audiovisual, Poesia, Danças, Artes Plásticas, Teatro e Música

E no CEU Casa Blanca, onde será realizada uma oficina/partida de futebol com Mulheres.

Endereços:  

Centro Cultural Monte Azul. Av. Tomás Sousa, 552 – Jd. Monte Azul – Metrô Giovanni Gronchi (raizesculturaismonteazul.blogspot.com.br)

Sarau da Vila Fundão. Rua Glenn, s/n, uma travessa da Av. Sabin. – Capão Redondo – Metrô Capão Redondo (sarauvilafundao.blogspot.com.br)

CEU Casa Blanca. R. João Damasceno, 85 – Jd. Casa Blanca / Jd. São Luiz

Confira a programação e outras informações clicando aqui.

Compartilhada por Sassá Tupinambá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.