Menina negra xingada por avó de colega é ouvida por delegado

Fátima conforta a filha, vítima de discriminação e racismo pela avó de um garoto branco
Fátima conforta a filha, vítima de discriminação e racismo pela avó de um garoto branco

Renata Evangelista – Do Portal HD

A menina de 4 anos que foi xingada de “negra, preta horrorosa e feia” pela avó de um colega contou que viu o momento em que a mulher brigava com a professora, mas não sabia que o motivo da discussão entre as duas seria ela. A garota foi ouvida nesta quarta-feira (25) pelo delegado Juarez Gomes, da Delegacia de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na presença da mãe e de três conselheiros tutelares.

Além da menina, uma segunda professora que também presenciou e foi agredida verbalmente, assim como a mãe da diretora da escola onde ocorreu o crime também prestaram depoimento. De acordo com Juarez Gomes, a professora confirmou que mulher invadiu a escola particular e começou a insultar a menina. “O depoimento foi bem esclarecedor e reforçou as acusações anteriores”, contou o delegado.

 Já a mãe da diretora, que estava na delegacia para acompanhar a filha, deu sua versão sobre o xingamento. Ela disse que estava na escola no dia da ocorrência, mas que não viu a mulher ofender a menina.

No total, sete pessoas prestaram depoimentos sobre o caso. O delegado Juarez Gomes espera concluir o inquérito até a próxima sexta-feira (27). Segundo ele, a mulher será indiciada por injúria qualificada e não por racismo.

 Entenda o caso

O crime teria ocorrido no último dia 10 de julho, depois que a avó de um aluno da escola particular de Contagem invadiu o local. Ela não teria gostado de ver o neto dançando quadrilha com a menina, três dias antes. A mulher teria inclusive dito que ninguém queria dançar com a menina por ela ser negra.

A professora Cristina Pereira Aragão, de 34 anos, que presenciou as ofensas, levou o caso a diretora da escola, que preferiu abafar o caso e não comunicar o ocorrido aos familiares da criança. Revoltada com a situação, a professora pediu demissão da instituição de ensino e procurou a mãe da menina para contar o que aconteceu.

http://www.hojeemdia.com.br/minas/menina-negra-xingada-por-avo-de-colega-e-ouvida-por-delegado-1.14705

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.