CE – Comunidade Raízes da Praia comemora 3 anos de ocupação

Em julho de 2012, a Comunidade Raízes da Praia está comemorando 03 anos de existência. Em 2009, 80 famílias organizadas em núcleos de luta por moradia do Movimento dos Conselhos Populares – MCP do Morro da Vitória e do Serviluz, ocuparam a terra que hoje é a Comunidade.

Essas pessoas já vinham em luta pelo direito a moradia desde 2005. Todas moravam de aluguel ou em coabitação, numa área muito populosa, cheia de terrenos vazios, enorme especulação imobiliária. Foram manifestações, participação popular, negociações, compromissos não cumpridos, até definirem coletivamente pela ocupação. Desde então, homens e, principalmente, mulheres travam a valente luta diária de organizar uma comunidade que sofre desde a violência do “proprietário-especulador” ao descaso do poder público.

Este terceiro aniversário marcará também uma nova fase na vida da comunidade: a autoconstrução das moradias. Cansados de esperar prazos que nunca se cumpriram ao longo do tempo por parte do poder público, ameaçados permanentemente pelo Grupo Otoch, e em condições precárias de habitação, a Comunidade decidiu dar este passo. Para enfrentar o desafio da autoconstrução precisaremos de muita organização interna, mas também de apoio dos muitos amigos que temos. Estes poderão contribuir para autoconstrução por meio de quatro grupos de apoio: financeiro, jurídico, construção e arquitetura, cultural, comunicação.

Para celebrar vitórias, sofrimentos, alegrias e desafios convidamos os companheiros e amigos da nossa luta para Festa de Aniversário da Raízes da Praia: Dia 28 de Julho, na comunidade a partir de 17:30hs.

Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

http://raizesdapraia.blogspot.com.br/2012/07/convite-de-aniversario-de-3-anos-da.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.