Conservadorismo ameaça luta contra a AIDS na América Latina

AFP (Agence France-Presse) – A América Latina e o Caribe mantêm sob controle a epidemia da AIDS, mas uma onda de conservadorismo ameaça os esforços para prevenir a propagação do vírus, disseram autoridades da agência da ONU de luta contra a doença (Unaids) nesta quarta-feira.

“A América Latina mantém uma epidemia relativamente estabilizada, avançou em relação ao tratamento” dos doentes, disse Pedro Chequer, coordenador da Unaids no Brasil.

A região se destaca por una ampla cobertura no tratamento com antirretrovirais, de quase 70%, o que contribuiu para reduzir sensivelmente as mortes por causa da doença.

Devido ao maior acesso ao tratamento antirretroviral, a AIDS deixou de ser uma “sentença de morte para se transformar em uma condição crônica”, disse Jorge Chediak, coordenador regional da Unaids.

O organismo internacional destacou o papel do Brasil na ampliação da cobertura do tratamento contra a AIDS.

O país fabrica 10 dos 20 medicamentos utilizados na terapia, que também distribui a países da África e América Latina. Além disso, distribui gratuitamente meio milhão de camisinhas por ano.

Contudo, apesar dos avanços, a região enfrenta “de modo geral uma onda de conservadorismo que preocupa”. Em alguns países “há restrições ao acesso de preservativos, por exemplo, na escola”, disse Chequer.

“Os grupos conservadores religiosos, católicos e não católicos, consideram a distribuição de preservativos como algo inadequado do ponto de vista moral e religioso”, enfatizou.

Também falta fortalecer as ações contra o estigma e a favor da população mais vulnerável.

“Na América Latina a epidemia predomina entre gays, transexuais e trabalhadores sexuais, e há uma certa cautela em abordar esse problema de forma direta” por causa desse conservadorismo, destacou o responsável da Unaids.

No ano passado, 99.000 pessoas contraíram o HIV (vírus da imunodeficiência humana) na América Latina e Caribe, e cerca de 67.000 pessoas morreram por causa da doença.

http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2012/07/18/interna_internacional,306846/conservadorismo-ameaca-luta-contra-a-aids-na-america-latina.shtml#.UAdCHSbawjo.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.