BA – Carregamento de urânio rejeitado pela França volta para Caetité

Por Comissão Paroquial de Meio Ambiente

Após o episódio do dia 15 de maio de 2011 onde as Indústrias   Nucleares do Brasil – INB tentaram entrar com uma carga de material radioativo vindo de São Paulo ter sido impedida de passar pela população local, a INB apronta novamente. Naquela ocasião um carregamento de urânio foi rejeitado pela França por se tratar de material de baixa qualidade o que geraria uma grande quantidade de lixo radioativo.

Desta vez, a França novamente recusa receber o urânio produzido em Caetité. No dia 12 de julho de 2012 um carregamento com 12 containers pesando 178 toneladas foi rejeitado ainda durante o transporte, ficando o material estacionado nas dependências do quartel da polícia militar de Feira de Santana – BA.

Segundo a INB a carga foi recusada por que a empresa responsável pelo transporte não comunicou a saída do material dentro do prazo exigido pelo governo francês, que deveria ser de 15 dias de antecedência, devendo essa retornar para as dependências da INB em Caetité. 

O fato que chama a atenção é que há mais de 10 anos a INB opera em Caetité e conhece todos os trâmites para se transportar o material. Essa é mais uma prova da irresponsabilidade como vem sendo conduzido o programa nuclear em especial com a exploração de urânio em Caetité.

Afinal, o que tem levado o governo francês mais uma vez em recusar o material produzido pela INB? O que está por trás disso? Os funcionários durante os bate papos já ficam se perguntando: Qual será o próximo escândalo da empresa? E a população local que fica sempre desinformada e sem saber os reais motivos tendo carga com urânio passando com frequência na frente de suas portas? Será que a empresa de fato preocupa com a segurança da população? Parece brincadeira, cargas com material de alta periculosidade como essas ficam indo e vindo numa rodovia que constantemente acontecem acidentes com vítimas fatais.

http://cptba.org.br/2012/07/17/carregamento-de-uranio-rejeitado-pela-franca-volta-para-caetite/#more-1413

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.