Indígenas enfrentam militares no sudoeste da Colômbia

Dezenas de indígenas da etnia nasa enfrentaram nesta terça-feira soldados que resistem a serem expulsos de sua base próxima a Toribío, informaram as autoridades desta cidade do departamento (estado) de Cauca.

“Isso deixou mais tensa a situação”, afirmou à Agêcnia Efe José Miguel Correa, secretário do governo de Toribío, cuja população é uma das mais afetadas pelas atividades das Farc e seus choques com as forças de segurança no sudoeste do país.

Correa observou que um grande grupo de índios se uniu à chamada Guarda Indígena para expulsar de maneira definitiva as tropas. A mobilização começou nas primeiras horas de hoje, depois que expirou um ultimato dos nativos para que os militares deixem a base.

O prazo, que acabou na meia-noite de segunda-feira, faz parte de uma campanha dos índios para assumir o controle do território de sua etnia, que tem quase 100 mil membros, distribuídos em diversas localidades. Os indígenas destruíram trincheiras e barricadas policiais na zona urbana de Toribío.

“A situação está bastante tensa, e não sabemos o que poderá acontecer”, advertiu o secretário do governo de Toribío, cidade que tem como prefeito um nasa, Ezequiel Vitonás, eleito por voto popular.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5998343-EI8140,00-Indigenas+enfrentam+militares+no+sudoeste+da+Colombia.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.