FIOCRUZ: Concurso “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”

Fotografia com imagem de jovem fantasiado de palhaço na Folia de Reis, Rio de Janeiro. Concurso Olhares sobre o Patrimônio Fluminense. Semana Fluminense do Patrimônio 2012.

Com objetivo de mobilizar a população sobre a importância de acervos e expressões, reconhecidos como patrimônio cultural fluminense, estão abertas as inscrições para o concurso “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense 2012 – Fotografia e Poesia”, iniciativa coordenada pela Fiocruz, por intermédio da Casa de Oswaldo Cruz (COC). As obras serão selecionadas por comissões julgadoras específicas conforme a categoria (de fotografia e de poesia) e também receberão voto popular pela Internet. As inscrições para o concurso “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense – 2012” podem ser feitas até 30 de julho no site da Semana:  www.patrimoniofluminense.rj.gov.br

A ideia é despertar o interesse de todos, na condição de amadores nas duas modalidades – fotografia e poesia -, para a necessidade de preservação do patrimônio cultural e científico do estado do Rio de Janeiro.  O concurso está aberto aos interessados nas categorias infantil (até 12 anos), juvenil (13 a 18 anos) e adulto (a partir de 19 anos), e em 2012 dedica-se aos seguintes temas: Memórias das Águas, Registros de Fé e Lendas e Rendas.

Todas as obras inscritas integrarão exposição virtual no site da II Semana Fluminense do Patrimônio, evento a ser realizado de 17 a 23 de agosto. Os autores das obras vencedoras serão premiados com uma publicação virtual e impressa, a ser lançada durante a edição de 2013 da Semana Fluminense do Patrimônio, e com certificado que registra sua classificação (1º, 2º e 3º lugar; menção honrosa e voto popular).

O concurso integra a programaçao da II Semana Fluminense do Patrimônio 2012, que visa divulgar a riqueza do patrimônio do Estado do Rio de Janeiro, como edificações (urbanas e rurais), sítios arqueológicos, áreas urbanas ou naturais e cidades históricas, objetos do cotidiano, obras de arte, coleções científicas, documentos históricos, expressões do fazer humano tradicional e da arte popular. Terá como tema o binômio Patrimônio e Sustentabilidade, buscando refletir sobre a “Conferência das Nações Unidas buscando refletir sobre a “Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável Rio+20”. Reunindo profissionais de várias instituições do país, seu evento principal, o II Encontro do Patrimônio Fluminense, será sediado na cidade de Vassouras, no período de 21 a 23 de agosto, e terá em sua programação a cerimônia de premiação deste concurso.

Participam da Semana o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Cultura do Estado de Rio de Janeiro), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional (MN/UFRJ).

http://www.coc.fiocruz.br/index.php?option=com_content&view=article&id=481

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.