Polêmica: Diário Oficial diz que ciclistas não devem pedalar em São Paulo

 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Agência Estado

O Diário Oficial do Estado (DOE), órgão de imprensa editado pelo governo estadual de São Paulo, recomendou que ciclistas não usem a bicicleta para se locomover no trânsito da capital paulista. A recomendação faz parte de reportagem que saiu nesta quarta-feira com destaque na primeira página da publicação, intitulada “Mais ciclistas, mais acidentes”. Segundo o texto, 3,4 mil ciclistas foram internados nos hospitais estaduais no ano passado, o que gerou custo de R$ 3,2 milhões ao governo.

A reportagem ouviu um especialista, o chefe do grupo de trauma ortopédico do Hospital das Clínicas (HC), Jorge dos Santos Silva. O médico afirmou que não é recomendado que ciclistas pedalem no trânsito de São Paulo. Pedalar, segundo ele, “é uma opção segura de lazer em cidades menores, parques públicos e em ciclovias (sic) instaladas na capital, aos domingos”. A recomendação também aparece com destaque na legenda da foto, que mostra um ciclista pedalando em uma rua paulistana.

De acordo com o médico, nos seis primeiros meses de 2012, houve quase tantas internações de ciclistas acidentados no HC do que em todo o ano passado inteiro, o que seria um reflexo do aumento no número de bicicletas no trânsito da cidade. Outra parte da matéria traz recomendações atribuídas à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para que o leitor “não seja a próxima vítima”. Uma delas diz que “o tráfego em avenidas, apesar de permitido, é prática pouco segura para o ciclista”.

A bicicleta é um dos veículos autorizados a circular sobre as vias urbanas e rurais pelo Código de Trânsito Brasileiro. A legislação federal diz que os ciclistas têm preferência sobre os veículos automotores e estipula dois tipos de multas diferentes para os motoristas que não respeitam a bicicleta: deixar de guardar a distância lateral de 1,5 m ao passar ou ultrapassar bicicleta (infração média) e deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista (infração grave).

Essa mesma lei diz que é dever dos órgãos do poder Executivo, incluindo os estaduais, planejar e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas. A assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes afirmou que a opinião do ortopedista do HC é pessoal e que não é possível chegar à conclusão de que o Diário Oficial está recomendando não usar bicicletas a partir do que foi publicado.

Enviada por José Carlos.

http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2012/07/11/interna_nacional,305540/polemica-diario-oficial-diz-que-ciclistas-nao-devem-pedalar-em-sao-paulo.shtml#.T_4MttAYMJA.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.