Atenção: Terra indígena Marãiwatsédé em chamas [notícia da noite passada; não ha informações de hoje]

Bom Jesus do Araguaia, MT,  06.07.2012 às 19h30 – Por volta das 13h00, horário de muito vento, apareceu um fogo em um pasto com cerca de 400 cabeças de gado de propriedade da comunidade Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé.

O pasto em chamas margeia a BR158 onde teve o início das queimada, os índios retiraram o gado às pressas mas dois bois reprodutores foram queimados. Todas as cercas que haviam sido construídas há poucos dias foram queimadas. Devido a intensidade do vento o fogo se espalhou rapidamente.

Desde a hora do início do incêndio até este momento, às 19h30, todos os índios estão tentando apagar o fogo. Conforme um líder indígena disse ao Água Boa News, o grupo de guerreiros da Brigada de Incêndio da Aldeia que foram treinados pela ONG ALIANÇA DA TERRA busca meios de apagar o fogo durante a noite, pois no período noturno o vento é mais calmo. “O prejuízo é muito grande dois touros dos que ganhamos foram mortos e vários cercas de repartimentos de pasto foram queimados”.

Os índios estão desesperados e sem comunicação. Para falar com a nossa reportagem foram até uma fazenda vizinha. O único telefone da Aldeia está estragado.

Muitas crianças e idosos já estão com dificuldade de respiração, e com a fumaça a situação poderá agravar. Neste momento não há nenhum veículo que presta serviço  na área da saúde na aldeia, pois o único veículo, uma L 200,  está em viagem para Barra do Garças transportando pacientes.

Fonte: Água Boa News / Por Kassu.

http://www.circuitomt.com.br/editorias/geral/17063-terra-indigena-maraiwatsede-em-chamas.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.