Vazamento de amônia em Pará de Minas, MG, intoxica trabalhadores

Frigorífico que abate 80 mil aves por dia teve as atividades suspensas. Problema teria começado na casa de máquinas, diz sargento

Funcionários de um frigorífico em Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado,  tiveram de receber atendimento médico na quarta-feira (4) após um vazamento de amônia na empresa. Ao todo, 47 pessoas ficaram intoxicadas. Durante à tarde, técnicos e peritos visitaram a empresa para investigar as causas do vazamento e um relatório foi encaminhado para o Ministério do Trabalho. O frigorífico que abate 80 mil aves por dia teve as atividades suspensas.

Após o vazamento da amônia, todos os funcionários intoxicados foram encaminhados para dois hospitais da cidade. Segundo o médico Marx Caffaro Gonçalves, eles chegaram bem, mas alguns estavam um pouco agitados por causa da falta de ar que sentiram assim que entraram em contato com o cheiro da amônia. “Mas ninguém chegou grave, apenas com sintomas de sonolência e dor de cabeça”, afirmou. A informação é de que todos receberam atendimento e já foram liberados.

De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros, Edson Aparecido Cecílio, o problema começou na casa de máquinas e o gás, que é altamente tóxico, se espalhou rapidamente. “Segundo foi relatado pelos funcionários, eles foram tentar sanar um vazamento que acontecia no tanque de amônia e ao fazer esse reparo o vazamento intensificou e se espalhou pelos ambientes da empresa”, disse o sargento.

Ainda conforme o sargento, no projeto de prevenção de incêndio apresentado ao Corpo de Bombeiros falta um equipamento que poderia ter evitado o vazamento. “Nós fizemos algumas exigências, entre elas a exigência de um detector de vazamento de amônia no local”, explicou Edson.

Nesta tarde, peritos, policiais, técnicos de segurança e do núcleo de emergência da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) estiveram no frigorífico para analisar o que teria causado o vazamento. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Domitila Carrilho, informou que um relatório foi encaminhado para o Ministério do Trabalho.

A amônia é usada principalmente nas câmaras frias para manter a temperatura abaixo de zero.

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/07/vazamento-de-amonia-em-para-de-minas-mg-intoxica-trabalhadores.html

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.