Juiz revoga adoção ilegal de 74 brasileiros que “compram” pais na Europa

Após denúncias do Correio Brasiliense sobre esquema de venda de “pais” europeus para legalizar a situação de brasileiros na Europa, magistrado responsável pela comarca de Itapaci (GO) anula sentenças e pede investigação. Segundo ele, sua assinatura foi usada sem autorização.

Renata Mariz

O grupo que opera adoções fraudulentas, para que brasileiros adultos obtenham cidadania europeia ao se tornarem “filhos” de estrangeiros, como revelou o Correio, tem um braço no Judiciário do país. Na comarca de Itapaci, interior goiano a quase 200km de Brasília, 74 sentenças aprovando pedidos de adoção do tipo, somente de fevereiro deste ano para cá, foram anuladas ontem pelo juiz responsável, Rinaldo Aparecido Barros. Ele alega que alguém falsificou a assinatura dele nos documentos.

“Depois de ler a matéria do Correio Braziliense, fiz um levantamento e, para meu espanto, verifiquei 74 ações, todas sentenciadas e arquivadas, sem o meu conhecimento. Minha assinatura aparece escaneada nos processos. O correto é ser à caneta”, afirma. Além de anular as sentenças, a decisão que Barros proferiu ontem determinou a abertura de inquérito policial para apurar o caso. “Houve um crime grave aqui dentro, que ainda não sabemos o tamanho. Será feita uma correição e, se eu, como responsável, tiver que responder por algo, como omissão, que seja”, diz.

Enviada por José Carlos.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2012/07/04/interna_brasil,310494/juiz-revoga-adocao-ilegal-de-74-brasileiros-que-compram-pais-na-europa.shtml#.T_SQretldEU.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.