108 cidades castigadas com a seca decretam situação de emergência em Minas

Vinícius D’Oliveira

Cento e oito cidades mineiras já decretaram situação de emergência em virtude da seca que atinge principalmente o Norte do estado. O boletim, divulgado nesta terça-feira (26) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), traz os dados acumulados de janeiro a junho de 2012. O último município a declarar problemas em decorrência da seca foi Rubelita, a 670 Km de Belo Horizonte.

De acordo com a Cedec, antecipando o período crítico da seca que deverá se intensificar a partir de julho na região do Grande Norte (Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte), o governo estadual promete distribuir, até o final deste mês (junho), 474 toneladas de alimentos para famílias de baixa renda. Até agora, 368 toneladas de alimentos já teriam sido distribuídas.

A Cedec informou ainda que já disponibilizou 88 cisternas em comunidades distantes das áreas centrais dos municípios. A ação visa dar suporte ao trabalho de distribuição de água, feito por caminhões pipa. Cada cisterna tem capacidade para armazenar oito mil litros de água.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luiz Carlos Dias Martins, todas as cidades que estiverem enfrentando problemas por causa da seca serão atendidas com ajuda humanitária. “A ação do Estado acontece de maneira complementar à das prefeituras. A ajuda aos municípios ocorre mediante solicitações encaminhadas pelos prefeitos e comprovação da necessidade por decreto municipal de situação de emergência ou estado de calamidade pública”, explicou o coronel.

O Plano Seca 2012, lançado em abril sob a coordenação da Cedec, prevê investimentos de R$ 11 milhões em materiais de ajuda humanitária para comunidades indicadas pelas prefeituras que decretaram situação de emergência.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=354083

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.