MS – Capacitação sobre história e cultura indígena tem avaliação positiva

Durante dois dias e meio, 25 pessoas participaram das atividades encerradas na sexta-feira

Encerrou na sexta-feira, depois de dois dias e meio de atividade, a primeira capacitação em história e cultura indígena, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dentro das políticas públicas de diversidade.  “Estamos muito satisfeitos, pois teremos um grupo de 25 multiplicadores nas escolas, trabalhando a história e a cultura indígena sob um novo olhar”, diz a secretária Cléria Paula Franco.

A capacitação, segundo a secretária, se constituiu de um momento singular para todos, pois, permitiu desvendar aspectos da história e da cultura indígena não do ponto de vista institucionalista como até então se aprendia na escola. “Não é segredo para ninguém que os relatos trazidos nos livros oficiais, traduziam interesses de classes dominantes. Agora, nossos professores começam a conhecer o outro lado da história e da cultura indígena. A partir de relatos de viajantes, é possível chegar mais perto do que realmente acontecia aqui no Brasil”, diz.

A divergência entre a história oficial e as reais contribuições do índio na formação cultural do Brasil, evidenciou-se ainda mais a partir das palestras “Relação institucional: índios e Estado”, que trouxe reflexões já a partir do século XIX, considerando, inclusive, aspectos do período colonial, e do histórico de conflitos, pontuando resistências à implementação institucional de um projeto, tendo como contraponto justamente as visões de dois viajantes internacionais: um bávaro e um francês, cujas impressões datam do século XIX.

De acordo com Cléria, como esta foi a primeira formação na área, cada escola terá autonomia para trabalhar o assunto. “Embora não tenhamos comunidades indígenas em Nova Mutum, o estudo dessa cultura vem consolidar a política pública da diversidade, prevista em lei federal e que vem sendo implantada em Nova Mutum”, observa a secretária.

http://www.expressomt.com.br/matogrosso/capacitacao-sobre-historia-e-cultura-indigena-tem-avaliacao-positiva-19656.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.