RR – Comunidades indígenas lançam candidatos nas eleições municipais de Uiramutã

NOTA AO PÚBLICO

As lideranças indígenas e suas comunidades da região das Serras, vinculadas às organizações do CIR / Serras, OMIR, OPIR e outras, após vários debates, avaliações e perspectivas de construir um futuro melhor, bem como participar ativamente da construção das políticas públicas comunitárias e sociais indígenas, voltadas para as comunidades e todos os munícipes de Uiramutã, conforme suas culturas, tradições, e respeitando seus próprios costumes e diferenças, decidiram também participar das eleições de 2012, lançando seus candidatos para concorrerem aos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador do Município de Uiramutã.

Esta nova decisão representa mais um passo na construção da união, uma vez que ao longo dos anos havia muita divergência quanto à luta pela reconquista de nossas terras, que já foram superadas com a decisão do STF. Agora é olhar para frente, unir e trilhar o caminho da melhoria de nossas comunidades indígenas.

A escolha de nossa candidatura não passa pela escolha partidária e sim pela avaliação e decisão coletiva do nome. Assim, o nome é apresentado ao partido do qual o candidato está atualmente filiado, ou melhor, os nossos candidatos são escolhidos pela base de fato.

Não queremos excluir ninguém desse processo, pelo contrário, queremos chamar a todos para fazer parte desse novo processo, pois sempre apoiamos os candidatos que nos seus mandatos viraram as costas para as comunidades e só aparecem novamente querendo voto. Entendemos que precisamos buscar parceiros e parcerias para que possamos melhorar o nosso Município, mesmo sabendo que o processo das eleições tem dividido muito as comunidades indígenas. Essa divisão só prejudica as comunidades que ficam sem o devido apoio com as políticas públicas.

Como sabemos que todos os partidos trabalham para melhoria do povo, manifestamos nosso interesse de compor indiferentemente de suas tendências, para trabalharmos juntos e fazer do nosso município de força e trabalho.

Agora queremos ser apoiados, assim apresentamos o nosso pré-candidato a Prefeito de Uiramutã, o Sr. Julio José de Souza, conhecido popularmente por Júlio Macuxi, nossa liderança indígena, com muitas experiências de trabalho em prol de nosso povo, atualmente filiado ao Partido Progressista – PP.

Maturuca, Centro Regional, 21 de junho de 2012.

Assinam:

Coordenação Regional da Região das Serras.

Enviada por Paulo Daniel Moraes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.