MT – Smec oferece formação continuada sobre história e cultura indígena

Seminário, que está sendo realizado no Cine-Teatro Municipal Ipê-Roxo, continua até sexta-feira

Nova Mutum trabalha divulgando a importância da cultura afro-brasileira e também oferece formação continuada sobre a História e Cultura Indígena

Para incluir é necessário, antes, informar e orientar. Pelo menos este é o entendimento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura quando trata da implantação e consolidação de políticas públicas educacionais para a diversidade. “Não entendemos que a inclusão possa ocorrer num ambiente que não esteja preparado para esse fim. Da mesma forma não acreditamos que a discriminação ou o preconceito possam deixar de existir numa sociedade, na qual os grupos não estejam preparados para receber e interagir com os diferentes”, diz a secretária. Por isso, Nova Mutum assim como trabalha divulgando a importância da cultura afro-brasileira, também oferece formação continuada sobre a História e Cultura Indígena.

Direcionado para professores, o Seminário teve início na tarde de hoje e continua até sexta-feira. A ideia, segundo a secretária é promover uma abordagem diversificada sobre o tema proposto, ou seja, focando desde questões relativas à relação institucional do índio com o Estado, considerando inclusive aspectos do período colonial que refletiram no desdobramento da formação Nacional do Brasil, até a realização de um histórico de conflitos e legislação educacional e o índio sob a ótica de artistas, estudiosos e viajantes que já vinham para cá com a incumbência de anotar tudo e levar relatórios.

De acordo com a secretária o que se busca é exatamente isso, municiar professores, capacitando-os para que a partir de uma percepção adequada possam aprofundar o ensino-aprendizagem, trabalhando a cultura indígena não na perspectiva do estado, mas sim levando em consideração os aspectos históricos. Segundo Cléria é importante problematizar a história do índio com os estudantes. “A cultura indígena diz respeito à história de todos os brasileiros. Eles, os índios, tiveram grande influência na cultura do país e se não bastasse, ainda hoje, grande parte dos brasileiros carrega o sangue indígena em sua formação familiar”, diz. Por tudo isso, segundo Cléria, é importante reconhecer as origens culturais do Brasil de maneira pedagógica e garantir esses temas na educação básica permite uma aprendizagem baseada no respeito e na valorização das diferenças culturais.

http://www.expressomt.com.br/matogrosso/smec-oferece-formacao-continuada-sobre-historia-e-cultura-indigena-18910.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.