Aula inaugural ENSP 2012: Contra os agrotóxicos e pela vida – João Pedro Stedile

Aula proferida pelo coordenador do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, no início do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O objetivo foi difundir a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, coordenada por Stedile

O coordenador do MST falou sobre a Campanha, que tem como objetivo ampliar o debate com a população sobre a falta de fiscalização do uso, do consumo e da venda de agrotóxicos, a contaminação dos solos e das águas, bem como denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores das comunidades rurais e dos consumidores das comunidades urbanas.

Citou que o modelo do agronegócio gera graves problemas para a saúde pública. A previsão é que surjam 1 milhão de novos casos de câncer no Brasil este ano; destes, apenas 40% conseguirão ser tratados se descobertos a tempo.

Segundo Stedile, o esforço da Fiocruz na participação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida tem sido de extrema importância na luta contra o uso dos agrotóxicos. Ressaltou que, nos últimos dez anos, o uso de venenos no Brasil cresceu muito e, há dois anos, a situação ficou ainda pior. O evento ocorreu no dia 14 de março de 2012, no auditório térreo da Escola.

http://www.advivo.com.br/blog/antonio-ateu/ativismocontra-os-agrotoxicos-e-pela-vida

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.