PA – Parceria Universidade-Quilombo contribui para a troca de conhecimento

A escolha da comunidade Itaboca como centro das atividades deu-se a partir de um levantamento prévio realizado por um grupo de acadêmicos, dentro da disciplina Antropologia. Tal grupo encarregou-se de analisar as demandas e as dificuldades dos quilombolas e escolheu Itaboca, pelas dificuldades que aquela comunidade passa por conta da ausência de políticas públicas especificas ou afirmativas, explica o coordenador do Programa, Assunção Amaral.

As articulações com o quilombo são feitas no início de cada semestre, em uma reunião da qual participam as lideranças, os moradores e as crianças da comunidade. A partir daí, é feito um planejamento semestral e organizado um calendário de atividade.

A comunidade – Durante as ações no quilombo, as quais acontecem a cada vinte dias aproximadamente, são feitos contatos e visitas rápidas na comunidade para definir e confirmar as agendas. Segundo informações das lideranças quilombolas de Itaboca, o local é formado por descendentes de africanos e possui cerca de cento e quinze famílias, que vivem da agricultura, da roça e do extrativismo, como o da castanha-do-Pará. Assim como outros quilombos, na Amazônia, no Brasil e nas Américas, o Quilombo Itaboca não possui universidade nem escola de ensino médio, apenas uma pequena escola de ensino fundamental básico (1º ao 5º ano), fator que interfere no futuro dos negros do quilombo.

O Programa de Extensão “Universidade no Quilombo” analisa e propõe atividades que buscam contribuir com esta problemática e, atualmente, é formado pelos seguintes projetos:

Biblioteca quilombola – Consiste na criação de uma biblioteca no Quilombo Itaboca, por meio de gincanas e em parceria com os quilombolas. Já possui cerca de 300 livros didáticos e infantis e continua recebendo doações. O público-alvo são todos os leitores da comunidade e até os não leitores (e/ou não alfabetizados). Participam da organização lideranças da comunidade, professores da UFPA, bolsistas, uma técnica bibliotecária e acadêmicos dos cursos de licenciatura do Campus de Castanhal.

Intercâmbio Quilombolas-Universidade – São ações de intercâmbio realizadas em Itaboca e em vários outros quilombos no Pará, além de comunidades do município de Curuçá, região nordeste do Estado, Abaetetuba e Moju, em parceria com outros projetos.

Participam das ações cerca de 100 acadêmicos, sendo a maioria do curso de Pedagogia, e outros de Educação Física, Matemática, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Sistema de Informação. As ações estão voltadas para o conhecimento, por meio  do intercâmbio, da oferta de oficinas, da organização de encontros e do  lançamento de projetos e programas.

Brinquedos, brincadeiras e recursos naturais quilombolas – É um dos maiores e mais dinâmicos projetos no Quilombo Itaboca. São realizadas gincanas, palestras, dramatizações com temas variados e cerca de 20 oficinas: de brinquedo e brincadeiras, de confecção de brinquedos com recursos naturais, de brinquedos reciclados, de tranças afros, de danças, entre outras. Também ocorrem dinâmicas e brincadeiras educativas organizadas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia e convidados. O público alcançado é, na maioria, da comunidade. Há cerca de 115 pessoas envolvidas diretamente.

Histórias, memórias e meio ambiente quilombola – Este projeto visa ao levantamento de relatos, histórias e fatos contados pelos moradores, sobretudo pelos mais idosos. Essas informações vêm dando subsídios para algumas das ações do Programa. O público alcançado são as pessoas mais idosas e os informantes experientes do lugar, porém crianças e jovens também participam.

Contribuições – Para o professor Assunção Amaral, coordenador do Programa, a partir do momento em que há um programa formado por dezenas de pessoas empenhadas em desenvolver ações socioculturais e pedagógicas no espaço da comunidade, já há uma contribuição aos moradores. “Quando essa ação é pensada a partir da realidade da comunidade, o resultado é mais satisfatório ainda, pela contribuição para o desenvolvimento das crianças por meio do lúdico, pelas dinâmicas e oficinas e pelas demais atividades desenvolvidas. O Programa contribui para um novo direcionamento e expectativa de vida dos quilombolas. As ações do Programa Universidade no Quilombo visam à troca de aprendizado e experiência e à relação teoria e prática dentro dos cursos do Campus de Castanhal”.

http://www3.ufpa.br/multicampi/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=729:parceria-universidade-quilombo-auxilia-no-desenvolvimento-de-ambos

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.