Debate marca lançamento do novo edital Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano, sábado, dia 16, às 15 horas

O Fundo Brasil de Direitos Humanos lança, no próximo sábado, dia 16, seu primeiro Edital Específico – Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano. Em parceria com a Fundação Ford, o Fundo Brasil irá doar até R$ 300 mil para apoio a projetos que tenham como pano de fundo a defesa e a promoção dos direitos humanos de comunidades e grupos vulneráveis, especialmente mulheres e negros, das regiões metropolitanas das capitais dos Estados impactados por projetos de desenvolvimento urbano de grande escala e/ou megaeventos esportivos.

O lançamento será marcado por um debate que buscará entender em que medida vários segmentos da sociedade estão sendo impactados pelo modelo de desenvolvimento econômico do Brasil, que privilegia grandes projetos de infraestrutura, ao lado das obras para a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos, sem que se discuta o respeito aos direitos humanos. A discussão abordará como é possível contribuir para a mudança desse quadro.

Os debatedores serão Cláudia Fávaro (representante do projeto “Comitê Popular da Copa: uma iniciativa cidadã para construir uma copa que respeite os direitos de todos”, de Porto Alegre, RS); Darci Frigo (Conselheiro do Fundo Brasil de Direitos Humanos e Coordenador Executivo da ONG Terra de Direitos); Letícia Osório (Assessora de Programa da Fundação Ford); e Orlando Júnior (professor do IPPUR/UFRJ, pesquisador do Observatório das Metrópoles e relator nacional da Direito à Cidade da Plataforma Dhesca Brasil). O Moderador será Sérgio Haddad (Diretor Presidente do Fundo Brasil de Direitos Humanos e Coordenador de Desenvolvimento e Inovação da ONG Ação Educativa).

Sobre o Fundo Brasil
Em seus editais anuais, desde 2007, o Fundo Brasil já apoiou 141 projetos em todo o País. Foram doados R$ 3,380 milhões a pessoas e pequenas organizações que enfrentam a discriminação e a violência institucional nas mais diversas áreas dentro do campo dos direitos humanos.

Com a modalidade Edital Específico, o Fundo Brasil busca apoiar projetos de regiões geográficas e/ou temas específicos, em parceria com outras organizações e/ou empresas, como é o caso do edital “Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano”, em parceria com a Fundação Ford.

Enviada por Mayron Regis.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.