Tendas Temáticas na Cúpula: Clara Zetkin

As tendas que ocuparão o Parque (Aterro) do Flamengo durante a Cúpula dos Povos para as atividades autogestionadas e plenárias receberam nomes de figuras importantes na luta pela igualdade e nas reivindicações por transformações sociais em todas as esferas.

Nós decidimos, então, aproveitar o espaço para tentar contar para vocês como cada uma destas pessoas contribuiu para a sociedade. Desta vez, apresentamos a alemã Clara Zetkin, figura histórica do feminismo. Na tenda Clara Zetkin, serão realizadas atividades autogestionadas de articulação.

Serão montadas, no total, cinco plenárias, 36 tendas de atividades autogestionadas e 14 tendas financiadas por entidades específicas (CUT, FBOMS, Rebea etc.). Para conhecer o mapa da Cúpula dos Povos e saber onde ficará a tenda Clara Zetkin, clique aqui.

Clara Zetkin

Clara Zetkin nasceu em 5 de julho de 1857, na Saxônia. As reivindicações de Clara, ao longo de sua carreira política e ativista, ultrapassavam amplamente as do movimento feminista burguês: lutou pelo direito de voto, pelo trabalho igual, salário igual, pela organização sindical, pela divisão do trabalho doméstico entre homens e mulheres, pela abolição da criminalização do aborto e apoiava o direito ao amor livre sem obrigatoriedade de casamento.

Clara, ícone do feminismo, organizou durante a I Guerra Mundial a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Berna, na Suíça. Lá, ela sugeriu que fosse criado o Dia internacional da Mulher. Por conta de todo esse barulho, foi condenada a quatro meses de prisão.

Em 1917, fundou com Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht o Partido Social-Democrata Independente. Mais tarde, juntou-se ao Partido Comunista da Alemanha e atuou no parlamento de 1920 a 1933.

Clara Zetkin morreu perto de Moscovo, em 1933, e foi enterrada junto ao Kremlin.

http://feedproxy.google.com/~r/CupulaDosPovosNaRio20/~3/D5cSNHJLF6k/?utm_source=feedburner&utm_medium=email

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.