É amanhã! Seminário Religião, Política e Movimentos Sociais na Bahia

O fenômeno religioso vem se constituindo cada vez mais um terreno de grande interesse para os estudos sociológicos e históricos, sobretudo quando investigado em sua dimensão política, de maneira especial no Brasil. De fato, nos últimos cinquenta anos a trajetória das classes populares brasileiras esteve marcada em grande medida por movimentos de caráter religioso, sobretudo no campo cristão, tanto católico como protestante. É inegável a importância assumida pela chamada Igreja Progressista, o que culminou na elaboração das Teologias da Libertação e da Terra e numa intensa atuação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), das Pastorais Sociais e de diversas entidades de inspiração cristã. A produção acadêmica tem procurado acompanhar este processo, com a ampliação quantitativa e qualitativa das pesquisas e publicações na interface entre Religião, Política e Movimentos Sociais.

O Seminário, previsto para ocorrer anualmente, surgiu da necessidade de criar um espaço permanente para a divulgação e debate público destas pesquisas, não apenas no âmbito acadêmico como também e principalmente dos diversos grupos sociais protagonistas destas ações. Daí porque se trata de uma promoção conjunta do Grupo de Pesquisa Religião, Política e Movimentos Sociais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UFBA, e do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), entidade de assessoria popular ligada à Companhia de Jesus que vem desde 1967 apoiando, favorecendo e incentivando a tomada de iniciativas próprias e autônomas por parte de diversos grupos populares urbanos e rurais, sobretudo da região Nordeste, contribuindo assim para superar a longa história de exclusão social e autoritarismo decorrente da dominação das elites sobre o povo brasileiro.

A edição 2012 do Seminário de Religião, Política e Movimentos Sociais está estruturada em dois momentos. No primeiro, no dia 12 de junho, ocorrerá uma Mesa Redonda sobre Igreja e Política no Brasil, com a participação dos professores doutores Elizete da Silva (UEFS) e Iraneidson Santos Costa (UFBA), que discutirão as tensões, conflitos, rupturas e acomodações da atuação política nos campos protestante e católico, respectivamente, enquanto o padre Miguel Martins, Provincial da Província Brasil Nordeste da Companhia de Jesus, abordará a ação dos jesuítas no panorama político brasileiro atual. Finalizando esta primeira seção, ocorrerá o lançamento do livro do professor Iraneidson Santos Costa:Que PaPo é esse? Igreja Católica, movimentos populares e política no Brasil (1974-1985), Feira de Santana, UEFS Editora, 2011.

No segundo momento, no dia 13 de junho, teremos uma pequena mostra da produção intelectual da recente geração de mestres em História pela UFBA, numa Sessão de Comunicações: “Direita, Esquerda ou Centro: A trajetória política da IURD”, de Adriana Martins dos Santos, “A Assembleia de Deus e a política partidária de Feira de Santana”, de Igor José Trabuco da Silva e “O clero na formação do Estado imperial Brasileiro”, de Israel Silva dos Santos. Estes e outros artigos integram o primeiro número da revista Perspectiva Histórica: Dossiê Religião e Política, uma publicação do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas (CEBEP) e cujo lançamento ocorrerá ao final desta segunda seção.

Período de realização e inscrição: O Seminário será realizado nos dias 12 e 13 de junho de 2012, sempre no turno da manhã, de 9 às 13h. As inscrições ocorrerão no dia 12 de junho de 2012, a partir das 8 horas, no próprio local de realização do evento: Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), rua Aristides Novis, nº 101, Federação, Salvador (BA). Telefone: (71) 3247-1232.

Equipe:

Iraneidson Santos Costa: Professor Adjunto 1 do Departamento de História (FFCH/UFBA).
José Maurício Carneiro Daltro Bittencourt (Centro de Estudos e Ação Social/CEAS, Salvador, Bahia, Brasil)

Mais informações: http://ceas.com.br/?p=947

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.