Cáritas Diocesana de Macapá organiza a IV Feira de Economia Solidária

Disponibilidade para servir, alegria e entusiasmo marcam as reuniões entre a coordenação da Cáritas Diocesana de Macapá (CDM), empreendedores e representantes das paróquias, pastorais e movimentos da Diocese de Macapá para acertar os detalhes da IV Feira Estadual de Economia Solidária (FES), que inicia no dia 14, às 20h, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, e prossegue nos dias 15 e 16 de junho.

Com o tema “Cultivando a Biodiversidade, a Sustentabilidade, a Solidariedade e o Comércio Solidário no Amapá”, a IV FES tem o objetivo de incentivar e fortalecer as iniciativas econÿmicas solidárias.

“É uma oportunidade de tornar visível as ações da Cáritas e os diversos empreendimentos populares que estão no anonimato e que refletem a criatividade e a capacidade de, muitas vezes, transformar uma dura realidade em arte e em algo rentável que favoreça a comunidade”, diz padre Daniel Nascimento, presidente da CDM e coordenador da Feira.

Vendas de artesanatos variados, de iguarias, momento cultural com apresentação de banda de música, de grupos folclóricos e de cantores amapaenses são algumas das atividades programadas para as noites da Feira, a partir das 19h. As manhãs e as tardes dos dias 15 e 16 estão reservadas para as oficinas e painéis relacionados ao tema da Feira, no Centro Diocesano de Pastoral e Cultura Dom José Maritano.

“Além da exposição e comercialização dos produtos, a FES é também um espaço de capacitação, reflexão e aprofundamento sobre economia solidária. Particularmente, este ano, faremos a capacitação dos agentes, visando à implantação das cáritas paroquiais para o fortalecimento da CDM e, em consequência, da rede Cáritas ”, explica o coordenador.

Benedito Alcântara do Conselho Diocesano de Leigos; Edinaldo Batista, do Movimento Mãos Limpas; Adamor Braga da Silva, do Conselho Nacional de Leigos; Rosângela Costa da Silva, do Quilombo de Artes Tapuia; Ruth Matos Guichard, da Cáritas Regional e o juiz Marconi Pimenta integram a equipe de palestrantes e facilitadores que atuarão nos momentos formativos .

Os outros parceiros da Cáritas, neste evento, além dos grupos eclesiais, são: Eletronorte, Quilombo de Artes Tapuia,O Boticário e Associação dos Seringueiros.

Inscrições encerradas e 35 empreendimentos confirmados. Empreendedores de outros municípios também participarão da IV FES e têm alojamento garantido pela Cáritas. Tudo está sendo organizado para proporcionar aos participantes da Feira um ambiente de solidariedade, de troca de experiências e de confraternização.

Economia Solidária – uma alternativa de inclusão

A Economia Solidária é uma nova forma de organização econÿmica inspirada em valores que visam o ser humano na sua integralidade, tornando-o protagonista de sua história de vida e nas suas atividades econÿmicas. Nesta nova prática não há patrão e empregado, as decisões são conjuntas e todos dividem igualmente os ganhos e as perdas. A organização segue o regime da autogestão nas atividades de produção, da venda e da troca do que é preciso para viver, sem descuidar da proteção dos ecossistemas.

Surgiu na Inglaterra como movimento social, durante o século 19, a partir da Revolução Industrial, como forma de resistência ao crescimento desenfreado do capitalismo industrial. Hoje, a Economia Solidária é um fenômeno mundial que se manifesta por meio da organização coletiva dos trabalhadores, objetivando a geração de trabalho e renda, sob a forma de grupo informal, associações e cooperativas.

O movimento cresce cada vez mais no Brasil e na América Latina e as redes solidárias, além da geração de trabalho e renda, querem transformar o atual modelo de desenvolvimento econÿmico, rever as relações interpessoais e cuidar do meio ambiente. Essa empreitada conta com o incentivo e apoio da Cáritas, que tem suas ações norteadas pela caridade libertadora e inclusiva.

Cáritas
Logo que foi criada por Dom Hélder Câmara, em 1956, como um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Cáritas Brasileira tinha como objetivo articular nacionalmente todas as obras sociais católicas e coordenar o programa de alimentos doados pelo governo norte-americano por meio da CNBB.

Atualmente, a Cáritas adota outras prioridades de ação com ênfase na construção e conquista da cidadania, articulada com as demais pastorais sociais e com o movimento popular.

Presente em mais de 200 países, a Cáritas tem a missão de testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto às pessoas em situação de exclusão.

Programação da IV FES
Dia 14 (quinta-feira)
20h – Abertura da IV FES com a participação da Banda de Música do Corpo de Bombeiro Militar que irá tocar o Hino Nacional e Canção do Amapá
20h30 – Iniciam-se as atividades da IV FES
21h – Apresentação da Banda do Corpo de Bombeiro Militar e do do Grupo de Marabaixo Arthur Sacaca
22h – Show do Amadeu Cavalcante
23h – Encerramento
Dia 15 (sexta-feira)
8h – Mística
8h30 às 12h – Painel: Economia Solidária e Biodiversidade
14h às 17h – realização das oficinas: Implantação das Cáritas paroquiais (continuação); Capital Social; Designer – Troca de experiência entre os artesãos; Fundo Solidário, destinadas aos empreendedores populares e agentes de pastoral e movimentos e lideranças das paróquias.
19h – Exposição dos produtos e apresentação do Grupo de Animação da Feira
19h20 – Apresentação do Grupo Cultural Raimundo Ladislau
20h – Apresentação do Carlos Piru
20h40 – Apresentação da Banda Eterna Aliança
22h – Show do Grupo Pilão
Dia 16 (sábado)
7h30 – Mística
8h às 10h – Painel: Políticas Públicas e Economia Solidária
14h às 17h – Continuação das oficinas do dia anterior
19h – Apresentação de um grupo de crianças de Igreja do Rosário
20h – Apresentação artística da Banda Eterna Aliança
22h15 – Show do Osmar Júnior
23h – Encerramento da Feira
Graça Penafort
Pastoral da Comunicação
Serviço
IV FES
Dias 14,15,e,16
Local: Quadra da Paróquia Jesus de Nazaré, Rua Leopoldo Machado, a lado da Igreja.
Coordenador da Feira – Padre Daniel Nascimento – 3222-1058/ 9139-9627

Graça Penafort – 8138-9753
Oscar Filho – 8113-1734

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.