Estudantes da Unifesp são presos em reintegração de posse

Na última quarta-feira (6), 43 estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas em Guarulhos, foram detidos durante a reintegração de posse do campus. Os alunos estavam acampados no local desde o dia 22 de março em protesto contra as más condições do campus: ali, eles montaram barracas e ocuparam o refeitório e a reitoria

Os detidos foram levados pela polícia em um ônibus cedido pela reitoria da universidade. A operação foi executada pela tropa de choque da Polícia Militar e acompanhada pela Polícia Federal (PF).

Também estava presente no local o Secretário Geral da Presidência da República, o ministro Gilberto Carvalho, que tentava negociar com ambos os lados. Entretanto, uma hora após o aviso dos oficiais de Justiça, a PM invadiu o local e fechou todas as entradas e saídas do local, dando voz de prisão aos manifestantes.

Os estudantes foram levados para a Superintendência da PF. Lá eles prestaram depoimento e lavraram termos circunstanciados, que mantêm a primariedade dos acusados. Diversos estudantes que apoiavam a ocupação seguiram junto até o prédio da PF e realizaram uma manifestação no local pedindo a liberdade dos detidos.

A ocupação do prédio foi iniciada no dia 23 de maio. Dentre as principais reivindicações dos estudantes que ocupavam o prédio está questão da melhoria da estrutura da universidade, moradia estudantil e transporte de qualidade para o local.

Atualmente, a instituição tem utilizado o espaço de uma escola infantil da Prefeitura de Guarulhos para realizar suas atividades acadêmicas devido a problemas de infraestrutura. A Unifesp se encontra em greve junto com mais 52 universidades federais, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior.

Com informações da Agência Pulsar

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=185383#.T9NqJCzmqu8.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.