Unicamp: II Seminário Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade, 17 a 19/10

O II Seminário Violar “Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade” mantêm a sua proposta de reunir profissionais/estudantes envolvidos com o campo de pesquisa das juventudes e suas múltiplas formas de manifestação e produção de sentidos, problematizando, desta vez, as visibilidades e as discursividades em relação às juventudes e às violências.

Para além da visibilidade apontada por dados, na qual o Brasil ocupa a sexta posição do mundo em números de jovens assassinados, entre cem países pesquisados pela OIS (Organização Mundial de Saúde) enfatizamos a necessidade de se problematizar os olhares e os discursos que se têm construído a respeito das juventudes e dos movimentos sociais, criminalizando-os e criando práticas de inclusão autoritárias, pautadas por um modelo de segurança da sociedade que transformam os serviços de atendimento à população em instrumentos de controle e vigilância.

Para problematizar essas questões propomos 4 eixos temáticos: 01.Educação Formal, 02. Instituições governamentais e não governamentais, 03.Cultura e Invenção de Mundos e 04. Produção de saberes: práticas e discursos.

O II Seminário Violar é uma iniciativa do grupo de pesquisa VIOLAR (Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude), do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp.

Programação, Inscrições e outras informações sobre o evento, acesse: http://www.fe.unicamp.br/semviolar/inicio.html

Enviada por Alice Baeta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.