RJ – Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra na UFF

No ano de 2012 os registros dos primeiros bens reconhecidos como patrimônio imaterial do Brasil, o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (Vitória/ES) e a Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi (Amapá/AP), completam uma década. Os primeiros registros inauguram o processo de criação e consolidação da política de promoção e proteção de patrimônio cultural do Brasil, com experiências de inventário, registro e salvaguarda do patrimônio imaterial.

Entre tais experiências, algumas questões emergem para reflexão e debate: os sentidos assumidos pelo conceito de patrimônio e de salvaguarda para o Estado e para a sociedade; o reconhecimento do patrimônio imaterial como patrimônio cultural do país; sua valorização e financiamento no âmbito das políticas culturais; e os impactos provocados pela presença de entidades governamentais e de mediadores institucionais em comunidades detentoras de bens imateriais, entre outras.

Vinte e três bens foram registrados até o momento como patrimônio imaterial no Brasil. Dezenove deles estão, direta ou indiretamente, relacionados a manifestações culturais de matriz indígena e/ou africana. Para o debate sobre a importância de tais contribuições na construção do patrimônio cultural do país e sobre a política de patrimônio imaterial, a Universidade Federal Fluminense (UFF) propõe o Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra.

A UFF, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e com comunidades jongueiras da região sudeste, articula, desde 2007, no Programa de Pesquisa e Extensão Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, ações de salvaguarda do Jongo no Sudeste, registrado, em 2005, como Patrimônio Cultural do Brasil.

Entre as principais atividades do Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra estão Conferências e Mesas-Redondas com pesquisadores e detentores de bens imateriais do Brasil, apresentação de trabalhos, Reuniões de Redes, além do lançamento de filmes e livros. Paralelamente ao Seminário, acontecerá a terceira edição da Noite do Jongo, evento do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu que, por duas edições consecutivas, volta-se para jovens detentores do patrimônio cultural imaterial.

Público

Estudantes, professores, pesquisadores, detentores e detentoras de bens registrados como patrimônio imaterial, organizações da sociedade civil e representantes de movimentos sociais.

Serão conferidos certificados de participação mediante controle de frequência nas atividades do seminário.

Maiores informações sobre o seminário, acesse:
http://www.seminari opatrimonioimate rial.wordpress. com.

Enviada por Alice Baeta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.