Assassinado jovem comunicador indígena colombiano

Bogotá, 1 jun (Prensa Latina) Um jovem comunicador indígena colombiano foi assassinado por desconhecidos na cidade de Medelim, capital do departamento de Antioquia, depois de participar em uma reunião social, denunciou hoje uma entidade aborígene.

Trata-se de Yamit Bailarin, indígena Embera pertencente à reserva Jaikerazabi do município de Mutatá, quem foi encontrado morto no último domingo, segundo precisou a Organização Indígena de Antioquia (OIA).

A OIA sustentou que o jovem pode ser vítima de bandas delinquenciais que disputam o controle de territórios nessa cidade.

Da mesma forma, a organização denunciou que às graves violações aos direitos humanos que se apresentam nos territórios indígenas do departamento se somam também os atos de violência contra esse povo nas cidades e entornos urbanos.

A OIA exigiu que Estado colombiano implemente urgentemente planos de resguardo destinados a mitigar a situação de extermínio físico e cultural dos povos indígenas que ocorre em todo o país.

Da mesma forma exigiu que dos organismos judiciais, Promotoria, Procuradoria e Defensoria uma completa investigação e posterior indiciamento das pessoas responsáveis pelo fato.

Bailarin, de 25 anos, atuava como coordenador do coletivo de comunicações na reserva Jaikerazabi, e se encontrava na cidade realizando estudos de comunicação.

Esta reserva está situada nas montanhas de Mutatá, ao oeste de Medelim, e está conformada por cerca de 360 indígenas.

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=512670&Itemid=1

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.