Vejam o Boletim de Maio da ANA AMAZÔNIA, notícias da agroecologia na Amazônia

Rede de Agricultores Tradicionais do Amazonas (REATA) – Uma experiência agroecológica superando desafios e fazendo a diferença na Amazônia

Rossilan Rocha – Articuladora da ANA Amazônia

A REATA teve sua origem em 2005, no município de Presidente Figueiredo-AM. Sua criação se deu em função do desejo de se criar uma organização aberta para agricultores tradicionais[1], que ao mesmo tempo pudesse ser um espaço de capacitação e empoderamento do grupo, a partir de uma proposta de resgatar valores, produzir, gerar e divulgar saberes e conhecimentos sobre o manejo e a preservação dos agro ecossistemas da floresta amazônica, através de processos de comunicação, troca de experiência, aprendizado participativo e extensão rural, visando um estilo de agricultura de base ecológica.

A REATA é composta por agricultores familiares, tradicionais, extrativistas, pescadores, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e indígenas do estado do Amazonas. Inicialmente, o grupo era formado por 11 (onze) agricultores de 10 (dez) municípios. Hoje são cerca de 200 famílias de 14 (quatorze) municípios: Tefé, Coari, Codajás, Manacapuru, Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Lábrea, Boca do Acre, Urucará e Silves.

Em função das enormes distâncias entre esses municípios, tem-se adotado a estratégia de intercâmbios por núcleos municipais. Além disso, anualmente é promovido um encontro com aparticipação de todos os membros, em que são abordados temas pertinentes à construção do conhecimento agroecológico, processo participativo, vivência, discussões e reflexões sobre os princípios da Rede e sobre os rumos a serem seguidos.

Os encontros também se constituem em momentos de fortalecimento e motivação do grupo, através de troca de conhecimentos, saberes, experiências, sementes e mudas, baseando-se no princípio do “troca-troca”. Além dos intercâmbios em nível municipal, que objetivam manter a interação entre os membros, também são promovidos intercâmbios com agricultores e organizações de outros estados, visando compartilhar conhecimentos e experiências.

Atualmente a Rede conta com o apoio direto do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas-IDAM e da Agência de Cooperação Técnica Alemã-GTZ, além da participação de outras instituições governamentais e não governamentais, sempre com a anuência dos agricultores.



[1] Neste contexto, entende-se Agricultores Tradicionais como aqueles que detêm conhecimentos sobre o manejo da floresta, pois nela vivem e dela retiram o seu sustento, desenvolvendo, portanto, práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais.

http://redeanaamazonia.blogspot.com.br/2012/05/vejam-o-boletim-de-maio-da-ana-amazonia.html

Enviada por Vania Regina Carvalho.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.