“Tempo em Curso” está disponível, com os últimos indicadores do mercado de trabalho

Enquanto o portal do LAESER não volta ao ar, você pode acessar a edição de fevereiro de 2012 do boletim eletrônico mensal de nosso Laboratório clicando AQUI.

O “Tempo em Curso” é dedicado ao estudo dos indicadores do mercado de trabalho metropolitano brasileiro desagregado pelos grupos de cor ou raça e gênero. A origem dos dados é a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta edição do “Tempo em Curso”, além de dados da conjuntura do mercado de trabalho no período, corresponde ao último número do estudo especial realizado pelo LAESER na comparação entre os indicadores do mercado de trabalho gerados pelas estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as bases de dados do IBGE.

Dessa vez, foram comparados os indicadores selecionados sobre as desigualdades de cor ou raça nas seis maiores Regiões Metropolitanas (RMs) do Brasil, segundo as bases da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da PME. Também foi investigado o comportamento das desigualdades de cor ou raça e gênero nos indicadores do saldo de contratações e demissões e da taxa de rotatividade, segundo as bases de dados do CAGED de dezembro de 2011.

Com isso, consideramos ter dado seminais contribuições para o incremento dos estudos sobre a qualidade da variável Raça/cor nas bases de dados do MTE, bem como para o seu posterior desenvolvimento em termos metodológicos e conceituais.

Mais uma vez, nós do LAESER, contamos com vosso diálogo, críticas e reflexões.

Marcelo Paixão – Professor do Instituto de Economia da UFRJ; Coordenador do LAESER

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.