Seminário Icict na Rio +20: “Acesso livre aos dados ambientais”

Notícia ICICTPor: Graça Portela

O cidadão sabe o que são dados ambientais? Os dados ambientais estão disponíveis para a população? Que uso se pode fazer deles? Qual o impacto do acesso aos dados ambientais nas políticas públicas e no dia a dia do cidadão? Este acesso fortalece a democracia e a governabilidade ambiental?

Para debater essas e outras questões, o Icict – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fiocruz, realizará no dia 31 de maio, de 10h às 13h, o seminário “Icict na Rio +20: Acesso livre aos dados ambientais.”

A discussão é atual, pois além da disponibilização de dados proposta pela Lei de Acesso à Informação que entrou em vigor no último dia 16, é necessário organizar portais para acesso à informação, devidamente contextualizada e interpretável segundo conceitos e teorias, e isso exige um esforço de capacitação de técnicos dos governos e membros da sociedade civil, e um maior comprometimento das instituições públicas com o público leigo.

O evento, que tem entrada franca e é uma realização do Centro de Estudos do Icict (CEIcict), integra as atividades desenvolvidas pela Fiocruz visando à Rio +20 e contará com a presença de:

  • Carlos Tautz, jornalista e coordenador do Instituto Mais Democracia;
  • Flávio Ahmed, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RJ e representante da Cúpula dos Povos;
  • Gilberto Câmara, pesquisador, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), especialista em modelos de mudança do uso da terra aplicados, entre outras coisas, ao desmatamento da floresta amazônica;
  • Rosany Bochner, pesquisadora do Icict e coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxicofarmacológicas (Sinitox).

Durante o seminário, o público poderá participar por meio de perguntas aos debatedores. O evento será realizado no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Ciências Biomédicas Icict/Fiocruz, que fica na Avenida Brasil, 4.365, Pavilhão Haity Moussatché, em Manguinhos.

Serviço:
Evento: Seminário Icict na Rio +20 – Tema: “Acesso livre aos dados ambientais”
Data: 31/05/2012 – De 10h às 13h.
Local: Av. Brasil, 4.365, Pavilhão Haity Moussatché, em Manguinhos, Rio de Janeiro
Entrada Franca

http://www.fiocruz.br/icict/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2145&sid=18

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.