Descaso na saúde indígena motiva protestos de indígenas na Assembleia Legislativa do Maranhão

Por Gilderlan Rodrigues da Silva – Cimi Regional Maranhão

Mais de 60 indígenas do povo Tenetehara (ou Guajajara) da Terra Indígena Araribóia, região de Arame, Maranhão, chegaram nesta terça-feira, 29, a São Luís para protestos na Assembleia Legislativa do estado contra a falta de assistência à saúde na região.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) realiza o atendimento de forma precária nas aldeias, o que tem ocasionado a morte de indígenas. Um dos últimos casos envolveu Lurdinha Paulino Guajajara, de 13 anos. Grávida, a indígena faleceu no último dia 16, durante o parto, no hospital municipal de Arame.

Os indígenas denunciam que a morte de Lurdinha ocorreu por falta de assistência médica, que não acontece na cidade, tampouco nas aldeias. Nas suas comunidades, conforme os indígenas, faltam medicamentos, médicos, estrutura nos postos de saúde, transporte para deslocar os pacientes e atender as demandas das comunidades.

Denunciam ainda que a equipe multidisciplinar realizou campanha de vacinação durante a noite. Para piorar, a enfermeira atua como médica e que o pré-natal não é feito nas aldeias, razão pela qual o parto da indígena se complicou, levando-a a morte.

Cansados de serem desrespeitados, os indígenas cobram melhor assistência em suas comunidades. A liderança indígena Paulo Gomes Guajajara relata, indignado, a situação de descaso vivenciada pelos indígenas, entendendo que saúde diferenciada é um direito constitucional.

“Não podemos nos calar diante dos absurdos, do desrespeito e do descaso com a saúde indígena e da forma que somos tratados. Não somos ficção: somos seres humanos, somos povos e nações sujeitos de direitos inerentes às nossas diferenças e seremos implacáveis na luta pelo fortalecimento destes direitos”, afirma.

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6303&action=read

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.