Plantio de eucalipto no município de Itabela cresceu descontroladamente

Plantação de eucalipto
Plantação de eucalipto

Por: J. Alencar

ITABELA – Boa parte da madeira que abastece as operações da Veracel sai do município de Itabela. O que influencia a empresa investir no plantio de eucalipto no município é o histórico de condições climáticas, as estradas e o tipo de solo, favoráveis a cultura da madeira. Com isso o plantio cresceu desordenadamente.

A empresa Veracel Celulose, em 2003, há quase nove anos atrás, criou o fomento, uma parceria entre a multinacional e os fazendeiros da região. A empresa patrocina o plantio e cuida de toda a parte burocrática/documental, com a condição de que toda a produção será vendida para a empresa.

O plantio generalizado e algumas irregularidades envolvendo o nome da empresa acabaram gerando protestos e ações judiciais.  Entre os problemas apontados pela justiça, está a falta de cuidados com a preservação do meio ambiente. As mudanças climáticas são visivelmente claras na região, com a diminuição e até o desaparecimento de algumas nascentes, riachos e da vida selvagem.

Com a preocupação em preservar o meio ambiente, e devido às inúmeras irregularidades, foram movidas várias ações pelo Ministério Público Estadual e Federal contra a empresa Veracel Celulose. Diante destas denúncias, muitos prefeitos da região suspenderam as licenças ambientais que tinham sido liberadas à empresa Veracel nos últimos anos. Com isso fica impedido o corte de madeira de fomentados nos municípios de Itabela, Guaratinga, Itamarajú, entre outros municípios do sul e extremo sul do Estado.

Para aproximar outros fazendeiros do projeto e como se tudo fosse muito bem, a empresa Veracel usa algumas estratégias, como a construção de estradas, reforma de prédios públicos, construção de pequenas pontes e incentivo financeiro para o plantio.

A estratégia tem dado certo, o plantio de eucalipto cresceu assustadoramente na região. Muitos fazendeiros não têm consciência da real situação.

Na década de 90, começou o cultivo de eucalipto de forma desordenada no extremo sul da Bahia, ele ganhou má reputação, e foi apelidado de “deserto verde”.

http://www.girodenoticias.com/noticias/geral/1823/plantio-de-eucalipto-no-municipio-de-itabela-cresceu-descontroladamente-10-03-2012/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.