Angra – Semana do Meio Ambiente 2012: Menos consumo, mais consciência

A comemoração do dia mundial do Meio Ambiente em 05 de junho nos traz a oportunidade de refletirmos sobre nosso modo de vida e as conseqüências para o meio em que vivemos e nossa qualidade de vida.

Neste ano a SAPE – Sociedade Angrense de Proteção Ecológica e a Rede de Economia Solidária aproveitam a data para apresentar três vídeos ambientais sobre questões de grande impacto para o cotidiano de Angra dos Reis, propormos a criação de uma reserva natural de uso público na Praia da Gruta e para focarmos a questão do consumo, produção e destinação de lixo e reciclagem/ reutilização de materiais.

Os filmes são de curta metragem e foram produzidos durante o curso de audiovisual “Projeto Nosso Filme” realizado pela SAPE no ano passado. A temática abordada envolve o cotidiano da indústria naval em contraposição ao da pesca artesanal; um documentário sobre a tragédia dos morros da cidade e outro sobre a presença da indústria nuclear em nosso município. Após a apresentação dos filmes será realizada uma roda de conversa com o tema “Imagem, cultura e meio ambiente” sobre as questões ambientais enfocadas e o processo de produção que envolve a capacitação de jovens na produção de audiovisual sobre sua realidade e ficção.

A Feira de Consumo Consciente soma a iniciativa de realizar um brechó cultural na praça junto com a rede de economia solidária, iniciado em 21 de abril último, com atividades ligadas a questão do consumo. Sabemos que a questão do consumo é central ao pensarmos em melhoria da qualidade ambiental de nosso planeta.  Quanto mais consumimos e descartamos mais degradamos recursos naturais e produzimos lixo associado ao trabalho escravo. A mudança de rumo necessário para termos um ambiente equilibrado depende de mudança de hábitos e valores.  Estas questões serão abordadas em diversas atividades presentes na  praça com instalações, exposição, brechó de produtos usados, oficinas e música ao vivo.

A proposta de criação de uma reserva natural de uso na Praia da Gruta na estrada do Contorno reforça nossa demanda de maior cuidado e proteção de nossas áreas protegidas e que necessitam de maior cuidado para que seu uso não degrada a riqueza paisagística e ecológica que possuem. Para isso abriremos um abaixo-assinado durante as atividades e faremos um mutirão de limpeza da área.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE MEIO AMBIENTE 2012

– MENOS CONSUMO/MAIS CONSCIÊNCIA –

Dia 01 de junho às 19 h

ANGRA EM FOCO: EXIBIÇÃO DE VÍDEOS AMBIENTAIS

No programa serão exibidos os curtas produzidos no curso de produção de audiovisual “Projeto Nosso Filme” abordando questões ambientais de interesse de nosso município.

–          O outro lado do mar;

–          Por que as casas caem?

–          Paraíso nuclear

Após o filme será feita uma roda de conversa com o tema “ Imagem, cultura e meio ambiente” com a presença dos produtores do filme.

Local: Teatro Municipal

Dia 02 de junho de  2012

 FEIRA DE CONSUMO CONSCIENTE NA PRAÇA

Exposição com foco no consumo, produção e destinação de lixo, economia solidária, reciclagem e reutilização de matérias e atividades culturais.

–  Brechó na praça;

–  Instalações e exposição sobre consumo;

–  Feira de economia solidária;

–  Oficinas de reciclagem de materiais; compostagem, produção de mudas, …

–  Música ao vivo.

Local: Praça Zumbi dos Palmares – Centro

Das 9:00 às 15 h

Dia 03 de junho de  2012

 PRAIA DA GRUTA – RESERVA NATURAL DE USO PÚBLICO

Atividade de reconhecimento dos limites para criação de uma reserva de uso público que melhore as condições de acesso e uso da área e mantenha seu valor paisagístico e ambiental.

Recolhimento de lixo.

Ponto de encontro na entrada do mirante da Praia da Gruta: 9:00 h

Realização;

SAPE/ Rede de Economia Solidária

Apoio: Sindicato dos Bancários/ SINDIPETRO-RJ/ SINSPMAR/Sindicato dos Arrumadores/ CULTUAR/ Comerciantes da Praça Zumbi

Enviada por Rafael Ribeiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.