Políticas Públicas para Indígenas avançam, afirma historiador

Sobre Aquidauana, o historiador disse que a Prefeitura deu um passo importante na consolidação das políticas indígenas com a promoção do fórum

Helder Lima

O historiador e professor Dr. Antônio Jacó Brand afirmou, nesta terça-feira (22), durante participação no IV fórum sobre a questão Terena, realizado pela Prefeitura de Aquidauana no salão paroquial da Igreja Matriz, que as políticas públicas voltadas para os indígenas avançaram em todo o Brasil.

Segundo ele, a área da Educação foi uma das áreas que mais obteve avanços. “Antigamente não víamos professores indígenas, hoje já é uma realidade”, afirmou. Brand, no entanto, destaca que ainda há muito para avançar principalmente na área da saúde e do desenvolvimento das comunidades.

Sobre Aquidauana, o historiador disse que a Prefeitura deu um passo importante na consolidação das políticas indígenas com a promoção do fórum. “Aquidauana é uma cidade onde uma série de coisas importantes tem acontecido em prol dos indígenas e este fórum é prova disto. A prefeitura está de parabéns por abrir este espaço de discussão para que os próprios Terena digam como querem que sejam implementadas as políticas públicas nas suas comunidades”, comentou.

Brand destacou que o fórum permite a população em geral ter conhecimento da história dos Terena. “É importante que todos conheçam melhor o povo Terena e desmitifiquem esta visão preconceituosa e estereotipada que foi criada ao longo dos anos”, comentou.

Professor dos cursos de pós graduação em mestrado e doutorado da UCDB, Antônio Jacó Brad é também coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI). Além dele, palestraram no IV Fórum sobre a questão terena, o professor Estevinho Floriano Tiago, representante de Mato Grosso do Sul na Comissão Nacional da Educação Escolar Indígena.

Na oportunidade, foi lançado também o livro “Caminhando pelo mundo – mitologia Terena: a saga dos Terena” organizado pela professora da UFMS, Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha.

Além dos indígenas, participaram do fórum o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), vice-prefeito Vanildo Neves (PSDB), vereador Cipriano Mendes (PT), os caciques Izaltino Demécio (Bananal), Alvizure Gonçalves (Ipegue), Alcery Marques (Lagoinha), Alberto de Oliveira Dias (Limão Verde), o gerente de Educação, Ordalino Cunha; entre outras lideranças. A mediadora do fórum foi a ex-gerente de Educação, Luzia Cunha.

http://www.aquidauananews.com/0,0,00,2066-200261-POLITICAS+PUBLICAS+PARA+INDIGENAS+AVANCAM+AFIRMA+HISTORIADOR.htm

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.