Ainda não tem onde ficar durante a Cúpula?

Com poucas opções e preços estratosféricos de acomodação, esquemas de hospedagem solidária no Rio são boas opções (foto: Wikimedia Commons)

Uma dica para quem não quer perder a Cúpula dos Povos na Rio+20, mas está assustado com os preços estratosféricos dos hoteis da cidade: a Prefeitura do Rio de Janeiro, juntamente com a RioTur, criou a Hospedagem Domiciliar – uma parceria com redes de hospedagem no sistema bed and breakfast, inspirado no modelo irlandês: você pode se hospedar na casa de um morador da cidade cadastrado no site e obter, a preços acessíveis, acomodações e café da manhã.

No Rio de Janeiro, há duas redes de hospedagem que mantêm esse esquema e que assinaram com a Prefeitura a Carta Carioca de Hospitalidade – documento que garante o mínimo de qualidade e de infraestrutura necessário para receber turistas. As redes cadastradas são a BBBrasil e a Cama & Café.

Nos sites, você pode conferir preços e opções de acomodação – quarto privativo ou comunitário, se terá banheiro individual ou não etc. Alguns anfitriões postaram fotos dos locais onde você ficará hospedado, caso opte por eles. Uma dica bastante curiosa – e útil – é que no site da Cama & Café há uma listagem de parceiros na qual você pode conseguir descontos e promoções para aproveitar sua estadia na cidade sede da Cúpula dos Povos!

Hospedagem solidária – e gratuita

Mas não foi só a Prefeitura do Rio de Janeiro que juntou esforços para oferecer opções acessíveis de hospedagem na cidade. O ativista Kjell Kühne criou formulários para hospedagem gratuita no Rio. Funciona assim: quem pode receber pessoas em casa, preenche um formulário onde aponta que tipo de acomodações pode oferecer, quais línguas domina, quantas pessoas pode receber e cadastra seus contatos. Em outro formulário, pessoas que precisam de um lugar para ficar se inscrevem, informando seus dados, data de chegada e de partida e qual o objetivo da visita.

A partir dos dados cadastrados, Kühne e seus colegas unem os dados de quem pediu e de quem ofereceu acomodação – em ordem de cadastramento – e entram em contato com os interessados. O sisema de Kühne já funcionou na África do Sul e em Cancun.

Para quem não conhece, há também a opção do Couchsurfing, uma espécie de rede social onde os inscritos procuram e oferecem acomodações em diversas partes do mundo. Tudo de graça.

http://cupuladospovos.org.br/2012/05/ainda-nao-tem-onde-ficar-durante-a-cupula/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CupulaDosPovosNaRio20+%28C%C3%BApula+dos+Povos+na+Rio%2B20%29

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.