Racismo no Brasil e cotas viram pauta na imprensa mundial: um debate valioso

Conversar sobre a discriminação racial, sobre a segregação e a exclusão raciais, e sobre a luta dos afrobrasileiros por cidadania tende a provocar, na maioria da população branca brasileira, um visível desconforto, um claríssimo mal estar, um mal disfarçado desejo de que a conversa termine logo.

O Programa The Stream, da reconhecida Tv Al Jazeera, promoveu na última semana uma importante discussão sobre a aplicação das cotas raciais nas universidades brasileiras, em que foram também discutidos o mito do Brasil como nação democraticamente racial e a trajetória do negro brasileiro dentro de um contexto histórico até a contemporaneidade. Participaram do debate o professor Idelber Avelar, da Revista Fórum; Demétrio Magnoli, geógrafo e presença carimbada na mídia tradicional quando o assunto é cotas, e para quem não existe racismo no Brasil; e Athayde Motta, do Fundo Baobá para a igualdade racial. Infelizmente ainda não há legenda para o vídeo, mas quem ao menos tiver uma noção básica de inglês pode se arriscar a compreender a relevância do debate que segue. Caso contrário, abaixo do vídeo estão postas considerações em escrito sobre a repercussão do programa da Al Jazeera.

Nota deste Blog: Normalmente, não costumamos postar materiais em outros idiomas, se não há legenda ou tradução disponível. No entanto, privar as pessoas que entendem inglês do vídeo da Al Jazeera seria não democrático. Por isso, aí vai ele, que começa como uma excelente fala inicial de Idelber Avelar, cujo texto, mencionado no final da notícia acima, preferimos postar em separado pela sua qualidade. Não resisto, porém, a citar a fala inicial do Dr. Magnoli, que na verdade poderia estar igualmente na boca de muitos marxistas ortodoxos: “Não se trata de uma questão racial.  Trata-se de uma questão social e econômica”. De fato, não há racismo no Brasil de Magnoli; apenas desigualdade de classes. Mas, como Idelber indaga em resposta, por que não há programa de cotas na USP do Dr. Magnoli? TP.

Racismo no Brasil e cotas viram pauta na imprensa mundial: um debate valioso

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.