Seminário de Conjuntura do Centro de Pesquisas em Etnologia Indígena (CPEI) – “Povos indígenas e contratos de créditos de carbono”, em 23 de maio

O Seminário de Conjuntura do CPEI pretende ser a extensão, para um público mais amplo, das reuniões internas de conjuntura do Centro, dedicadas ao debate dos temas “quentes” da pauta política indigenista atual.

Nesta primeira edição do evento, o espaço será dedicado ao controverso tema dos pretendidos contratos de crédito de carbono firmados por alguns povos indígenas brasileiros com grandes empresas internacionais, fenômeno que foi objeto de recente exposição midiática.

Se por um lado tais contratos parecem focar tão apenas a venda de “créditos de carbono” oriundos de desmatamento evitado, por outro eles se apresentam, de modo geral, como abusivos, desrespeitando direitos assegurados por lei. Essas iniciativas têm caráter especulativo, uma vez que o mercado internacional de créditos de carbono advindos de ações de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) não está regulamentado.

A expositora deste Seminário é, além de doutoranda no IFCH-Unicamp, encarregada da Coordenação Geral de Monitoramento Territorial da Funai (Brasília), e tem acompanhado ativamente o trato que o órgão indigenista oficial tem dado ao fenômeno, as notificações feitas por este às empresas contratantes, seus esforços na informação dos povos indígenas e as discussões sobre a regulamentação de REDD, no contexto das mudanças climáticas e da emergência de um mercado internacional de serviços ambientais.

Serviço:

“Povos indígenas e contratos de créditos de carbono”

Expositora: Carolina Schneider Comandulli (mestre em Antropologia pelo University College London e doutoranda em Antropologia pela Unicamp).

Comentadores: Marco Tobón (mestre em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional da Colômbia e doutorando em Ciências Sociais pela Unicamp), Rodrigo Lobo (mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo e doutorando pela mesma instituição)

Data do evento: 23 de maio 2012

Local: sala IH-03 (prédio da graduação) / IFCH / Unicamp / Campinas, SP

Horário: 14h00

Enviada por Henyo – IEB para  a lista superiorindigena.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.