Seminário ArteHoje, Semana do Audiovisual – Seda e Semana de Artes em Ouro Preto

De 19 a 27 de maioOuro Preto é o cenário de três eventos que promoverão ações integradas culturais e artísticas tendo como foco principal o conceito “Território Rede”.

seminário ArteHoje, a Semana do Audiovisual – Seda e a Semana de Artes vão movimentar a cidade com uma vasta programação que contará com mesas-redondas, oficinas, palestras, exposições, debates, laboratório de imersão, exibição de filmes e documentários, intervenções artísticas, espetáculos, apresentações musicais e muito mais.

Em sua oitava edição, a Semana de Artes é realizada pela Multicultural Produções Artísticas – Empresa Júnior de Artes Cênicas e Música da Universidade Federal de Ouro Preto | Ufop. O mote deste ano é “O Almanaque das Artes: reflexos e refrações artísticas na sociedade” e discutirá sobre a arte na atualidade e a sua função social. O objetivo é incentivar a produção dos artistas, estudantes, formados ou interessados na área de artes. A Semana de Artes da UFOP já se tornou uma produção tradicional dos cursos de Artes Cênicas e Música, inserindo-se no calendário da cidade barroca, como um evento cultural expressivo e tradicional promovido pelos universitários.

Já a Semana do Audiovisual – Seda é um projeto realizado nacionalmente pelo Circuito Fora do Eixo e organizado em Ouro Preto pelo Coletivo Muzinga. Compreende um festival integrado de cinema, com mostras, oficinas teóricas e práticas, conferências, debates, shows e outras atividades responsáveis por promover a intersetorialidade do audiovisual com outros segmentos artísticos. O Coletivo Muzinga atua como fomentador do cenário cultural e artístico, sendo um ponto de contato para artistas e produtores e um vetor de informação, formação e circulação destes artistas e obras no cenário nacional e regional.

seminário ArteHoje está na sua sexta edição com uma vasta programação em torno do tema Território Rede. O evento contará com mesas-redondas, oficinas, palestras, exposições, laboratório de imersão, exibição de filmes documentários, intervenções artísticas, entre outras ações. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 10 e 19 de maio, pelo site www.faop.mg.gov.br. A proposta do Seminário ArteHoje 2012 é refletir sobre o conceito “território rede”, sob o enfoque cultural e artístico. O evento, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto | Faop – entidade ligada à Secretaria de Estado de Cultura, tem por objetivo fomentar o debate sobre a arte contemporânea.

Como os três eventos seriam realizados simultaneamente em Ouro Preto versando sobre a cultura, a arte e a contemporaneidade, os seus organizadores decidiram se unir a fim de potencializar suas ações e possibilitar que o público tenha um panorama geral e possa participar de toda a programação. Assim, toda a cidade será envolvida, pois as atividades acontecerão nas casas da Faop, no campusda Ufop, no Teatro Municipal Casa da Ópera, no presídio de Ouro Preto, em escolas públicas, adros de Igrejas, galerias, praças e chafarizes ao longo do chamado Caminho Tronco ouro-pretano.

Mais informações sobre o ArteHoje, a Seda e a Semana de Artes, confira no início do blog www.territoriorede.blogspot.com.br e clique no evento desejado.

Enviada por Ana Carolina de Vasconcelos Ministério para a lista CEDEFES.

http://territoriorede.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.