Motu Barra: Famílias recebem ameaças no terreno ocupado

Ocupantes ainda montam barracas (Foto: Portal Infonet)

No local, crianças trabalham para ajudar na renda de casa

Cerca de 500 famílias permanecem no terreno ocupado há 21 dias pelo  Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu) na Barra dos Coqueiros. Crianças, gestantes e idosos  estão acampadas em barracas improvisadas. As famílias ainda afirmam que estão sendo ameaçadas por proprietários impostores do terreno.

“Estamos recebendo ameaças constantes de várias pessoas que dizem serem donos do terreno.  Ocupamos o local de forma pacífica por necessidade e porque  estava abandonado”, justifica a doméstica Selma dos Anjos.

Há famílias que ainda estão montando as suas barracas. De acordo com o ocupante Reinan Oliveira,  no local há muitas crianças. “Aqui tudo é improvisado. Cada um tenta reforçar ao máximo as barracas, só não sei como será no inverno com as chuvas para proteger as crianças . Já a comida, fazemos uma cota entre as famílias para a compra”, explica.

Em uma das barracas montadas, três crianças dormem em um colchão improvisado. Segundo Selma, elas já trabalham com o artesanato em casa enquanto os pais vendem os produtos na praia.

A pesca e o artesanato são as principais  fontes de renda dos ocupantes. No local não há  condições básicas como água potável e energia elétrica. “ Estamos passando por muitas dificuldades, mas o importante é ter um lugar para morar. Não precisar pagar o aluguel já é um alívio. Como já temos um abrigo, o resto vamos conseguindo aos poucos”, afirma Reinan.

http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=128132

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.