Relatório mostra que 800 adolescentes são apreendidos por mês em Belo Horizonte

Mábila Soares

A Vara Infracional da Infância e da Juventude divulgou nesta quarta-feira (9) um relatório referente aos atos infracionais cometido por jovens, entre 2009 e 2011, na capital mineira, além do perfil dos adolescentes em conflito com a lei. Segundo o estudo, pelo menos 26 adolescentes são encaminhados, todos os dias, ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA/BH), somando quase 800 apreensões por mês.

Ainda de acordo com o relatório, o tráfico de drogas é a principal infração cometida e corresponde a 24,5%, seguido por uso de drogas (19,1%), furto (11,4%) e roubo (7,9%). A idade dos adolescentes está entre 15 e 17 anos, sendo que a maioria é do sexo masculino e apresenta baixa escolaridade. Ainda segundo o levantamento, ao longo desses três anos, o homicídio manteve-se praticamente estável (0,5%), e a tentativa de homicídio teve leve aumento. Houve uma redução de 7,65% na apreensão de adolescentes em Belo Horizonte no ano de 2011.

Os dados foram coletados e organizados em parceria com a Delegacia de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) e a Vara Infracional da Infância e da Juventude, através do Setor de Pesquisa Infracional (Sepi). O documento tem por objetivo elaborar estratégias para a melhoria do atendimento e do tratamento do adolescente infrator. Além disso, o estudo será usada para fornecer subsídios para a produção de políticas públicas de prevenção ao ato infracional e atenção ao público infanto-juvenil.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=349220

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.