FIOCRUZ: A legalização do Sistema de Cotas para Negros nas universidades é o tema do programa Sala de Convidados desta sexta-feira (11)

O Sala de Convidados, do Canal Saúde / Fiocruz, desta sexta-feira (11), às 11h debaterá a legalização do Sistema de Cotas para Negros nas universidades

O sistema de cotas para negros em universidades públicas e privadas no Brasil foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal. E este é o assunto do Sala de Convidados desta sexta-feira (11/05). O programa será exibido, ao vivo, às 11 da manhã. O público pode participar enviando perguntas e sugestões através do site do Canal Saúde e do telefone 0800 701 8122.

As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países com o objetivo de amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre a população. Segundo o último censo, o Brasil é o segundo país com a maior população negra do mundo (atrás apenas da Nigéria) com 50.7% de pessoas autodeclaradas negras. Mesmo assim, essa parcela da população ainda tem dificuldades de encontrar seu espaço na sociedade. De acordo com uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a taxa de desemprego entre negros é grande em comparação com a de brancos. Quando empregados, os trabalhadores negros, na maior parte das vezes, ocupam os setores com menor remuneração, como a agricultura, construção civil e serviços domésticos. A dificuldade enfrentada pelos jovens negros em concluir todos os níveis de ensino seria uma das justificativas para esse desequilíbrio social. A implantação do sistema de cotas em todas as universidades públicas brasileiras seria suficiente para reverter esse quadro?

Que outros desafios os alunos cotistas enfrentam até a conquista do diploma universitário e de um emprego melhor? Dificuldades financeiras e problemas em conciliar o trabalho atual com os estudos. Que medidas as universidades podem adotar para garantir um suporte aos alunos cotistas e impedir que estes abandonem os estudos antes da formatura?

Você sabia que o Rio de Janeiro foi o primeiro estado a aprovar uma Lei garantindo 40% das vagas de universidades estaduais para estudantes negros? A equipe do Sala de Convidados foi até a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e entrevistou Lená Medeiros de Menezes, sub-reitora de Graduação da instituição para saber a posição da universidade  que, por decisão interna, há 10 anos incluiu o sistema de cotas em seu vestibular e hoje tem mais de três mil cotistas entre seus alunos.

E mercado de trabalho para os alunos cotistas formados? O que pode ser feito para evitar a discriminação por parte dos empregadores? O professor e historiador da UERJ, Oswaldo Munteal Filho, fala à equipe do Sala de Convidados sobre a necessidade de se estender as ações afirmativas além das universidades e levá-las também ao mercado de trabalho.

E você, o que pensa sobre a legalização do Sistema de Cotas para Negros nas universidades brasileiras? Assista e participe!

Interativo – No programa, o público participa ao vivo pela web – canalsaude.fiocruz.br, na sala de bate papo, ou liga gratuitamente para 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar perguntas e comentários pelo [email protected].

Quando – O Programa Sala de Convidados é exibido, ao vivo, semanalmente pelo Canal Saúde às 11 horas. Todas as sextas-feiras um novo tema é debatido com a participação de especialistas de diversas áreas.

Onde assistir – Para assistir no site do Canal Saúde, acesse canalsaude.fiocruz.br e clique na TV. O Canal Saúde também pode ser assistido através de antena parabólica, na polarização vertical 3.690.

Tina Szabados
Assessoria de Comunicação
Canal Saúde / Fiocruz
(21) 80577240 / 3194-7744 / 0800-701-8122
[email protected]

http://www.canal.fiocruz.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.