Em Recife, CPT lança e divulga os dados do relatório “Conflitos no Campo Brasil 2011”

Nesta próxima quarta-feira, dia 9 de maio, a Comissão Pastoral da Terra lançará, em Recife, a sua publicação anual Conflitos no Campo Brasil 2011. Esta é a 27ª edição do relatório que concentra os registros das ações de resistência, conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais e comunidades camponesas em todo o país. O lançamento será às 9h, na Universidade Federal de Pernambuco (Auditório Manoel Correia de Andrade, 3. andar do CFCH).

Na ocasião, serão divulgados os dados inéditos referentes aos conflitos agrários no estado de Pernambuco em 2011. Para analisá-los e fazer um balanço da situação dos conflitos no campo, estarão presentes representantes das organizações sociais do campo que atuam no estado, além de trabalhadores que foram vítimas de violência e conflitos agrários em 2011. Além disso, o Seminário contará também com as contribuições e reflexões do pesquisador e assessor da CPT, professor Paulo Alentejano, da UERJ.

Para a CPT, os dados denunciam o caráter extremamente violento do modelo de desenvolvimento em curso no campo brasileiro. Na medida em que avançam o agronegócio e os grandes projetos de desenvolvimento aumentam os impactos e a violência sobre as comunidades camponesas. Nesse sentido, o relatório contribui no processo de denúncia, formação e de fortalecimento da luta pela garantia de direitos das comunidades camponesas que sofrem essas violências.

Conflitos no Campo Brasil

A publicação Conflitos no Campo Brasil, lançada anualmente, apresenta detalhadamente os conflitos e a violência a que são submetidos cotidianamente os trabalhadores e trabalhadoras rurais e as comunidades camponesas em todo o país. A publicação está dividida em temáticas como: conflitos por terra, conflitos pela água, conflitos trabalhistas, trabalho escravo, assassinatos, tentativas de assassinato, ameaças de morte, agressões, manifestações, ocupações de terra, despejos, entre outros. A apresentação dos dados são seguidas de análises e feitas por integrantes e pesquisadores assessores da CPT. Também estão disponíveis no Livro, notas e documentos publicados pela CPT durante o ano de 2011.

A Publicação foi editada pela primeira vez em 1985. Desde então tem sido referência para a luta dos direitos dos trabalhadores rurais e comunidades camponesas, além de ser referência entre as organizações do campo, o meio acadêmico, entre organismos internacionais, órgãos governamentais e a imprensa. Em 2002, a obra foi reconhecida como publicação científica pelo Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (IBICT).

Serviço:
O que: Lançamento Estadual do Livro Conflitos no Campo 2011
Quando: Quarta-feira, dia 9 de maio. Às 9h.
Onde: Auditório Manoel Correia de Andrade, 3. andar do CFCH – UFPE, em Recife.

http://www.cptne2.org.br/index.php/publicacoes/noticias/noticias/55-pe/3336-em-recife%2c-cpt-lan%C3%A7a-e-divulga-os-dados-do-relat%C3%B3rio-conflitos-no-campo-brasil-2011.html

Enviada por Marta Almeida Filha.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.