“Conflitos no Campo – Brasil 2011” (para baixar)

Incidência da violência sobre povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, no gráfico da CPT

A Comissão Pastoral da Terra dedicou a edição referente a 2011 de Conflitos no Campo a Dom Ladislau Biernaski (1937 – 2012), presidente da CPT que “viveu e pensou a fé a partir dos condenados da terra”. Uma bela e merecida dedicatória, sem dúvida.

Ao longo das 182 páginas, artigos e tabelas comprovam o que lamentavelmente já é óbvio: a forma como a violência no campo aumenta, de forma proporcional à cobiça pelo território. E a contestação de que quem mais sofre com ela são as comunidades atingidas pelo Racismo Ambiental, para as quais a CPT usa o termo Populações Tradicionais. Tanto que Povos Indígenas e Quilombolas merecem textos específicos a respeito do que com eles vem acontecendo.

Mas a intenção desta breve nota não é comentar a publicação, mas noticiar que ela esta disponível para ser baixada, necessitando para isso  clicar AQUI ou AQUI1 (dependendo do programa que você estiver usando para conectar a internet). O trabalho da CPT é inestimável e merece ser lido e estudado por tod@s nós.

Tania Pacheco.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.