
A Comissão Pastoral da Terra dedicou a edição referente a 2011 de Conflitos no Campo a Dom Ladislau Biernaski (1937 – 2012), presidente da CPT que “viveu e pensou a fé a partir dos condenados da terra”. Uma bela e merecida dedicatória, sem dúvida.
Ao longo das 182 páginas, artigos e tabelas comprovam o que lamentavelmente já é óbvio: a forma como a violência no campo aumenta, de forma proporcional à cobiça pelo território. E a contestação de que quem mais sofre com ela são as comunidades atingidas pelo Racismo Ambiental, para as quais a CPT usa o termo Populações Tradicionais. Tanto que Povos Indígenas e Quilombolas merecem textos específicos a respeito do que com eles vem acontecendo.
Mas a intenção desta breve nota não é comentar a publicação, mas noticiar que ela esta disponível para ser baixada, necessitando para isso clicar AQUI ou AQUI1 (dependendo do programa que você estiver usando para conectar a internet). O trabalho da CPT é inestimável e merece ser lido e estudado por [email protected] nós.
Tania Pacheco.