Diagnóstico sobre impactos socioambientais da região de Bonfim será aprofundado na UNEB

Nesta quarta-feira, 9 de maio, será realizado na Universidade Estadual da Bahia, campus Jacobina, às 20 horas, a socialização do Diagnóstico das comunidades impactadas pela mineração no território da diocese de Bonfim. É um estudo da CPT Centro Norte, núcleo de Bonfim, em parceria com a Pastoral da Saúde, Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP e outras entidades, produzido a partir de reuniões, seminários, assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras, entrevistas com moradores locais, sindicatos, associações, entre  outras atividades.

Para fundamentação do Diagnóstico, foram realizadas visitas às famílias nas comunidades onde existe exploração de minério, bem como, em outras ainda em fase de pesquisa. Também foram consultados sites oficiais e outras referências bibliográficas.

A partir deste levantamento, pretendemos juntos às comunidades convocar o poder público e toda a população para analisar as denúncias; exigir das empresas mineradoras e dos Poderes Públicos responsáveis o cumprimento de suas obrigações de modo a respeitar os direitos das comunidades e a sustentabilidade ambiental.

Leia o relatório sobre o diagnóstico dos impactos negativos da mineração sobre as comunidades camponesas  da microrregião econômica do Piemonte da Diamantina/BA, produzido pela CPT Bonfim.

http://cptba.org.br/2012/05/07/diagnostico-sobre-impactos-socioambientais-da-regiao-de-bonfim-sera-aprofundado-na-uneb/#more-1064

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.