Camila Pitanga entra na campanha “Veta, Dilma” durante cerimônia no Rio

Durante cerimônia a atriz quebrou o protocolo e disse: "Veta, Dilma"

A atriz quebrou o protocolo e pediu pediu que a presidente não sancione o texto do Novo Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados

Marcelo Ernesto

Uma campanha realizada principalmente nas redes sociais que pede que a presidente Dilma Rousseff vete integralmente o texto do Novo Código Florestal aprovado na semana passada no Câmara dos Deputados ganhou hoje um nova simpatizante. Durante cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa concedido por cinco universidades federais do Rio de Janeiro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a atriz Camila Pitanga pediu que Dilma vete o código. Em sua fala, a atriz pediu licença à Dilma para quebrar o protocolo e disse: “veta, Dilma”. Em resposta, a presidente apenas sorriu para Camila, que foi bastante aplaudida. 

A solenidade de entrega do título a Lula pelas cinco universidades públicas do Rio de Janeiro foi marcada hoje por homenagens entusiasmadas e manifestações de apoio por parte da plateia formada por estudantes, representantes do meio acadêmico e políticos. O evento, que aconteceu no Teatro João Caetano, no centro da cidade, contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff. Entre os discursos, a presidenta ouviu cobrança pela consolidação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Na sessão da semana passada da Câmara, a sessão terminou com 274 posicionamentos favoráveis e 174 contrários, além de duas abstenções. A tramitação da proposta levou 13 anos. Nesse período, o texto foi alvo de muito impasse e negociações. Com a aprovação do texto do relator na Casa, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), o plenário da Casa impôs uma dura derrota ao governo, ao rejeitar a proposta do Senado, que era apoiada pelo Planalto.

Manifestação em Minas

No feriado de 1° de maio, Dia do Trabalhador, estudantes e pessoas ligadas ao meio ambiente se reuniram na Praça 7, no Centro de Belo Horizonte, para se posicionar contrários à aprovação, pela Câmara dos Deputados, do texto do Novo Código Florestal. Na manifestação, que reuniu cerca de 150 pessoas, convocadas através das redes sociais, os manifestantes pediram que a presidente Dilma não aprove a nova regra. Com apitos e cartazes com a frase “Veta, Dilma”, o movimento despertou interesse de quem passou pelo local no final da manhã desta terça-feira. O texto do Código, aprovado na quarta-feira da semana passada, aguarda a sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff. Neste sábado está previsto novo protesto, desta vez, na Praça Afonso Arinos, a partir das 16hs.

Polêmica
A recuperação de áreas desmatadas às margens de rios – principal polêmica do Código Florestal – foi aprovada pela Câmara. As propriedades rurais que têm rios com até 10 metros de largura terão de recuperar uma faixa de 15 metros a cada margem. Essa regra tem atenuantes para pequenas propriedades, obrigadas a recuperar uma extensão menor da vegetação nativa, de acordo com o texto que continua em votação no plenário da Câmara na noite desta quarta-feira.

O resultado significa que os ruralistas, apesar de exibirem uma larga maioria de votos na Câmara, perderam na questão mais importante em jogo nessa última etapa da votação da reforma do Código Florestal antes de o projeto seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Antes mesmo do início da votação, o relator Paulo Piau (PMDB-MG) teve de mudar mais uma vez seu texto porque a liberação da exigência de os produtores rurais recuperarem uma parte das Áreas de Preservação Permanente (APP), conforme desejava, não podia ser levada adiante, por limites estabelecidos pelas regras de votação. A exigência havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado e não poderia simplesmente desaparecer.

Com Agência Brasil

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/05/04/interna_politica,292598/camila-pitanga-entra-na-campanha-veta-dilma-durante-cerimonia-no-rio.shtml

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.