Polícia Civil procura índia carajá de 12 anos desaparecida em Aruanã, GO

Polícia procura índia Karajá desaparecida (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Nota: A menina, neta de Raul, cacique da aldeia Buridina, continua desaparecida. Segundo notícia encaminhada por Henyo Barretto, a família está desesperada e continua sem notícias. TP.

Mayara Kelly Kubiru dos Santos foi levada de sua aldeia no dia 4 de abril. Suspeitos são loiros, têm piercings e tatuagens no corpo, diz delegado

Humberta Carvalho do G1 GO

Polícia Civil está investigando o desaparecimento da índia carajá Mayara Kelly Kubiru dos Santos, de 12 anos, que desapareceu no dia 4 deste mês. A família mora na Aldeia Buridina, município de Aruanã, a 313 quilômetros de Goiânia, e registrou o Boletim de Ocorrência no dia 9 de abril, somente cinco dias após o sumiço.

Segundo o delegado Marcos Vinicius da Costa Júnior, a família contou que no dia do desaparecimento, os suspeitos, dois homens e uma mulher, estiveram na aldeia e tentaram convencer a mãe da garota a deixá-la ir a uma festa em uma fazenda da região. Ela se negou e chegou a receber dois colares banhados de ouro como presente. A mulher contou que o grupo, não satisfeito com a negativa, insistiu que ela deixasse Mayara seguir com eles até uma sorveteria.

Avô da menina, o cacique Raul Maury dos Santos, informou ao G1 na tarde desta quinta-feira (19) que a mãe de Mayara está abalada. “Minha filha está no último mês de gestação e está muito triste. Ela deixou a menina ir porque eles [os suspeitos] falaram que voltariam imediatamente”, conta. O cacique informou que a adolescente é a filha mais velha e tem mais quatro irmãos.

Desaparecimento
Após a permissão da mãe, a menina seguiu com uma amiga até a sorveteria e depois não foi mais vista. “A amiga da adolescente conta que na sorveteria o grupo fez promessas e ofereceu dinheiro para que elas seguissem com eles até uma fazenda da região, onde participariam de uma festa. A amiga se negou a entrar no carro, mas Mayara foi por livre e espontânea vontade”, relata o delegado Marcos Vinícius.

Em diligências realizadas nas fazendas da região, nenhuma pista foi encontrada. A polícia também trabalha no sentido de rastrear as ligações feitas na cidade no dia do desaparecimento.

A amiga, que ficou na sorveteria, anotou parte da placa de um dos dois carros que os suspeitos conduziam, um Ford Belina de cor azul. A numeração foi encaminhada ao Departamento Nacional de Trânsito em Goiás (Detran-GO) para que os endereços referentes à placa sejam entregues à Polícia Civil, no sentido de rastrear os suspeitos.

A Polícia Civil também encaminhou um ofício para a Polícia Federal, para obter reforço no trabalho de buscas. Até esta quinta-feira (19), não obtiveram retorno. A assessoria de imprensa da PF informou ao G1 que está ciente da situação, mas que a Corregedoria Regional vai emitir um parecer sugerindo qual providência deve ser adotada no âmbito da PF.

Suspeitos
Segundo o delegado, o grupo, descrito pela amiga da desaparecida, nunca foi visto na região e há a suspeita de que tenham vindo de fora do país. “De acordo com a descrição, eles são pessoas brancas, loiras, e têm piercings e tatuagens espalhadas pelo corpo”, detalha Marcos Vinícius.

O delegado de Aruanã espera por novas pistas. “As delegacias das cidades próximas estão informadas sobre o caso. Agora, precisamos de informações que nos orientem para o local onde Mayara foi levada, alguma pista. O tempo que a família demorou para registrar o Boletim de Ocorrência permitiu até que a menina tenha sido levada para fora do país”, acredita Marcos Vinícius.

http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/04/policia-civil-procura-india-caraja-de-12-anos-desaparecida-em-aruana-go.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.