Mais de 2 mil pessoas fecham o 4º Encontro dos Movimentos Sociais pelas ruas de Belo Horizonte

Após três dias de estudos e debates, 4° Encontro dos Movimentos Sociais teve seu encerramento nas ruas. Cerca de 2500 pessoas se mobilizaram em passeata pelo centro de Belo Horizonte denunciando à sociedade mineira as contradições de instituições privadas que lucram com a exploração dos trabalhadores e instituições públicas que não garantem os direitos sociais do povo mineiro. Em frente aos prédios do Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (SICEPOT), o Banco Itaú, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o Tribunal de Justiça e o Governo Estadual de Anastasia, os manifestantes realizaram atos simbólicos de contestação às politicas e posturas destas entidades.

A marcha saiu da Praça da Assembleia Legislativa em rumo ao Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo de Minas. Foram realizadas diversas manifestações pela cidade. A primeira dela aconteceu no SICEPOT, representante das empresas que executam grandes obras de infra-estrutura, como a Andrade Gutierrez e a Odebrecht.

A seguir, na Praça Sete, foi realizada uma intervenção no Banco Itaú, símbolo do capitalismo e especulação financeira.Um ato em frente à Prefeitura de BH, na avenida Afonso Pena, marcou a indignação da população de BH quanto à indiferença do prefeito Marcio Lacerda e seus aliados sobre o déficit habitacional e a grave deficiência na Educação Infantil na cidade.

Dando prosseguimento à manifestação os movimentos seguiram para o Tribunal de Justiça de MG, onde foram realizadas denúncias de mortes e assassinatos de jovens e trabalhadores e trabalhadoras no campo, além da exigência da punição aos crimes cometidos na Ditadura Militar.

Por fim, a marcha seguiu até a Praça da Liberdade em protesto contra a perversa política dos governos Aécio e Anastásia, que insistem em garantir lucros e não direitos. Foi realizada a queima de pneus e estendidas faixas com as reivindicações.

O Ato teve a participação de diversos movimentos sociais, dentre eles o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento dos Sem Terra (MST), o Levante Popular da Juventude, o Movimento de Lutas dos Bairros (MLB) e o Sindicato dos Eletricitários de MG.

Ao final do ato, os Movimentos ocuparam o centro da Praça onde, em contagiantes manifestações, foram feitas místicas, pronunciadas palavras de ordem e breves avaliações dos quatro dias de encontro. Por fim, foi encerrado o 4º Encontro dos Movimentos Sociais de Minas Gerais.

Veja AQUI as denúncias do 4º Encontro dos Movimentos Sociais à sociedade mineira.

Saiba AQUI maiores informações sobre o 4º Encontro dos Movimentos Sociais.

http://www.caritasmg.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=314:mais-de-2-mil-pessoas-fecham-o-4o-encontro-dos-movimentos-sociais-pelas-ruas-de-belo-horizonte&catid=58:materias&Itemid=117

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.