Os melhores filmes nucleares de 2012 anunciados no Rio de Janeiro

8 nomeados para o “Yellow Oscar”, o Prêmio do Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear 2012

Rio de Janeiro (01 de maio de 2012) – O 2º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, Urânio em Movi(e)mento, nomeou oito filmes, representando oito países, para o seu prêmio Oscar Amarelo, em três categorias: Melhor Curta (até 40 min), Melhor Longa (a partir de 41 min) e Melhor Animação. O Festival começa 6 dias após a Cúpula da Terra (Rio + 20), na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM. Entre 28 de junho e 13 de julho, o Festival vai exibir mais de 50 filmes de todos os continentes, sobre bombas atômicas, energia nuclear, mineração de urânio e os perigos radioativos. O festival vai culminar com a cerimônia de premiação no sábado, 14 de julho no mesmo local.

Os candidatos em 2012 são:

Melhor Longa-Metragem

Czerwony Guzik (O Botão Vermelho)
Direção: Ewa Pieta & Miroslaw Grubek, Produção: Miroslaw Grubek, Slawomir Grunberg, Polônia / EUA, 2011, 52 min
O militar russo, Stanislav Petrov, salvou o planeta contra a guerra atômica, em 1983.

Chernobyl: The invisible thief (Chernobyl: O ladrão invisível)
Direção: Christoph Boekel, Produção: ARTE & WDR, Alemanha, 2006, 59 min
26 de abril de 1986. Um pesadelo nuclear vira realidade. Depoimentos de testemunhas do acidente nuclear de Chernobyl.

Not for Public Release: a Nuclear Incident in Lock Haven (Não publicável: Incidente Nuclear em Lock Haven)
Direção: Bill Keisling, EUA, 2010, 73 min
O Ministério da Defesa norte-amerciano foi o maior produtor de lixo radioativo do século XX. Várias empresas privadas forneceram produtos radioativos ao Pentágono. Lock Haven é um lugar contaminado por causa deste lixo radioativo privado.

Melhor Curta-Metragem

Atomic Bombs on The Planet Earth (Bombas Atômicas no Planeta Terra)
Direção: Peter Greenaway, Produção: Change Performing Arts of Milan, Holanda / Reino Unido, 2011, 12 min
Entre 1945 e 1989, as cinco potências nucleares explodiram 2.201 bombas atômicas sobre a Terra, produzindo destruição e contaminação radioativa, conhecida como “fall-out”. Um filme experimental que mostra todas as explosões atômicas com data e nome dos responsáveis.

Jadugoda the black magic (Magia negra)
Direção: Shriprakash, Índia, 2009, 9 min
Mineração de urânio em Jadugoda, Índia. O lugar é o território do povo Adivasi. O filme mostra as consequências drásticas de uma mineração de urânio à população local.

Fikapaus (Coffe Break/Pausa para o Café)
Direção: Marko Kattilakoski, Suécia, 2011, 14 min
Dois profissionais, durante pausa para o café, conversam sobre os acidentes nucleares de Harrisburg, Chernobyl e Forsmark. Mas a vítima é outra. Um suspense irônico.

Melhor Animação

Leonids Story (A história de Leonid)
Direção: Rainer Ludwigs, Produção: Tetyana Chernyavska, Alemanha / Ucrânia, 2011, 19 min
Uma família está em busca do paraíso, mas entrou numa tragédia nuclear mundial: Chernobyl.

Sacred Ground (Terra Sagrada)
Direção: Karen Aqua, EUA, 1997, 9 min
No sudoeste dos Estados Unidos existe um importante sítio arqueológico de povos pré colombianos. Mais de 10 mil pinturas rupestres mostram a história do povo Jornada Mogollon que viveram entre 900 e 1400 d.C. Próximo ao local, os Estados Unidos detonaram a primeira bomba atômica do mundo, em 16 de julho de 1945.

O que dizem os cineastas nomeados:

“Fiquei muito orgulhoso e feliz de Coffee Break (Pausa para o Café) ter sido aceito para o Festival. Depois de ter sido nomeado para o Oscar Amarelo 2012 estou mais orgulhoso e feliz ainda”, disse Marko Kattilakoski, da Suécia. “Coffee Break foi uma história que eu tinha para contar. A equipe acreditou na idéia e fizemos o filme com orçamento mínimo e um monte de coração.”

Bill Keisling, diretor de Not for Public Release: a Nuclear Incident in Lock Haven (Não Publicável: um acidente nuclear em Lock Haven), disse: “Obrigado pela boa notícia de que meu documentário Não Publicável foi indicado para o prêmio Oscar Amarelo. O incidente nuclear em Lock Haven, na Pensilvânia, e muitas de suas vítimas, nunca receberam nenhuma publicidade por parte de qualquer mídia corporativa da Pensilvânia e dos Estados Unidos. O prêmio Oscar Amarelo do Festival Internacional de Filmes sobre energia Nuclear não só traz luz ao meu filme, como vai ajudar a iluminar o sofrimento de muitas vítimas nucleares nos Estados Unidos, a maioria das quais é de um modo geral completamente ignorada pelo governo e pela mídia aqui. Obrigado mais uma vez. “

“Por causa de reações como essas de Bill e Marko, estamos trabalhando duro para tornar o Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Uranium Film Festival – como um importante evento global”, comenta o diretor-geral e fundador do festival Norbert G. Suchanek.

Veja aqui o programa do festival: http://www.uraniofestival.org/index.php/pt/programacao

Mais informações / contato:
Marcia Gomes de Oliveira
Diretora Executiva, Uranium Film Festival
[email protected]
www.uraniumfilmfestival.org

Sobre o Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear

O Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Uranium Film Festival – pretende estimular a produção de documentários independentes, ficções e filmes de animação sobre qualquer questão nuclear. Ao conceder o Oscar Amarelo, o Festival pretende apoiar cineastas “nucleares” a continuarem com o seu trabalho e dar-lhes mais visibilidade.

O festival é organizado pelo Arquivo Amarelo – uma entidade cultural sem fins lucrativos, dedicada à documentação de culturas e povos ameaçados, com a finalidade de aumentar a conscientização global através da arte do cinema e da imagem, sendo a primeira videoteca de filmes da América Latina especializada em filmes sobre a cadeia do combustível nuclear e toda a radioatividade. O Arquivo Amarelo e o Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear estão baseados no Rio de Janeiro, mas são projetos globais. Após os acontecimentos no Rio de Janeiro, o festival estará viajando para outras cidades e países. No ano passado, a 1ª edição do Festival percorreu várias capitais brasileiras: São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e João Pessoa e chegou à Portugal: Lisboa, Porto, Nisa e Peniche.

Por um mundo melhor sem os riscos nucleares: O Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear precisa de seu apoio. O Festival conta com a generosidade de pessoas, empresas e instituições conscientes. Por favor, faça a diferença, doe hoje mesmo e seja nosso parceiro.

Acesse: http://www.uraniofestival.org/index.php/pt/colabore

Endereço do escritório do Festival

Uranium Film Festival

Rua Monte Alegre 356/301
Santa Teresa
Rio de Janeiro – RJ
CEP 20240-190
Brasil

Localização do Festival

Cinemateca do Museu de Arte Moderna MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo
Rio de Janeiro – RJ

http://www.mamrio.com.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.